Alerta no Pici
A derrota do Fortaleza provocou atitudes imediatas, visando a neutralizar os efeitos negativos. Primeira reação: anúncio de contratações. Segunda reação: não admitir tropeço hoje no Pici. Mas vale alertar: Tiradentes vem crescendo na competição. Arrancou empate do líder Horizonte no Domingão, ganhou do Guarani em Juazeiro e ganhou do Ferroviário no Castelão. O Tigre entendeu como acidente de percurso a goleada sofrida para Ceará (4 x 0). Verdade é que Dico, Ribinha, Manoelzinho, Bambu e companhia estão incomodando. O Fortaleza tem a vantagem de atuar em casa, no Alcides Santos. Mas precisa produzir muito mais do que mostrou nos dois últimos jogos.
Selecionadas
Em jogos de Copa do Mundo, Brasil e Itália enfrentaram-se cinco vezes. Na Copa de 1938 (Itália, 2 x1); em 1970 (Brasil 4 x1,final); em 1978 (Brasil, 2 x1); em 1982 (Itália, 3 x 2); em 1994 (0 x 0 tempo normal e prorrogação. Brasil 3 x 2 nos pênaltis - final). Atual ranking da Fifa: Brasil, 18°; Itália, 5°. (Dados de Airton Fontenele).
Saudade
Morreu o ex-jogador Zé Branco, que brilhou no Fortaleza e no Tiradentes nas décadas de 1960 e 1970. Narrei muitos jogos em que ele atuou. Centroavante impetuoso. Preciso homenageá-lo no Recordando, mas não disponho de fotos dele. Se o amigo José Ribeiro Filho tiver fotos do saudoso Zé, rogo-lhe que me mande cópias.
Ânimos diferentes
Amanhã, Ceará e Ferroviário farão o segundo clássico cearense do novo Castelão. Situações distintas: o alvinegro cheio de moral pela vitória sobre o Fortaleza; o Ferroviário prostrado pelo terceiro fracasso consecutivo. O Ceará sob o olhar do novo treinador, Leandro Campos; o Ferroviário sob o olhar do mesmo técnico Gilson Maciel. Como segurar o ânimo do Ferrão? Eis a questão. Não sei como será o modelo tático alvinegro. Foi bem, fechado, ao estilo Dimas no clássico passado. Mas amanhã começará uma outra história. Agora será com Leandro.
Recordando
Faz onze anos que esta foto foi batida. Aconteceu no Estádio Alcides Santos no Pici. Será que a torcida tricolor lembra desses dois atletas? Perguntei a vários amigos. Nenhum lembrou. O colecionador Elcias Ferreira esclarece. Trata-se da dupla Lino e Rafael, de efêmera passagem pelo Leão.
Campeão
Bismarck, meia que aí aparece com a camisa do Fortaleza, sagrou-se campeão da Copa do Nordeste pelo Campinense. Bismarck teve reconhecido o seu trabalho ao lado de outros jogadores que atuaram no futebol cearense como Thiago Granja, Panda e Dedé. Até hoje não entendi a razão por que Bismarck só não conseguiu se firmar no Leão.
Notas & notas
Hoje, às 18h30, na Igreja de N. S. Aparecida, Montese, missa de 7º dia pela alma de Jurandy Neves de Almeida. Ele tinha grande acervo de fotos antigas do futebol cearense e foi assíduo colaborador da coluna. Familiares e amigos em oração. /// Capacidade do Castelão: 63 mil torcedores, sentados. Público pagante no clássico: 18.173 pagantes. Que tristeza!
"O torcedor está chateado. Eu também estou. Jogador só quer ir para a Série A. Série C é a última que eles querem. Estou com a consciência tranquila, mas não estou feliz".
Osmar Baquit
Presidente do Fortaleza