Aplicação táticaO Ceará ganhou porque se manteve fiel à marcação forte, própria do técnico Dimas. Amarrou o Fortaleza. Diogo Orlando, João Marcos e Eusébio no combate. O alvinegro ainda criou as duas melhores chances: Vicente desperdiçou a primeira, mas Vaz marcou Ceará 1 a 0. Somente nos minutos finais do primeiro tempo o Fortaleza deu sinal de reação: Assisinho perdeu dois seguidos momentos de gol. Na fase final, melhor ainda a pegada do Ceará. O gol de Magno (2 x 0) abalou o Leão. Ceará assumiu de vez o controle. Hélio dos Anjos tentou avançar com Edinho, Vinícius e Guto. Pouco evoluiu. Dimas colocou Régis para segurar. Segurou. Justa vitória, máxime pela aplicação tática.
LeituraA ausência de Jailson foi sentida. Assisinho que o diga. Hélio dos Anjos quis melhorar a linha de frente ao fazer entrar Vinícius. Mas ficou basicamente na mesma. Edinho não encontrou espaço. Guto já entrou no desespero. No Ceará, Dimas foi mais feliz. Colocou Luís Henrique e Lulinha na hora certa. E fechou com Régis no instante ideal.
ReflexõesRafinha e Donizete não conseguiram apoiar com a desenvoltura de outrora. Esley, em dois momentos, diante da forte marcação do Ceará, quase complicou mais o Leão. Dimas acertou ao tirar Pingo, quando este levou amarelo e fez entrar Lulinha no lugar de Magno, que cansara. Apostou em Potiguar até o fim, mas passou alguns sustos.
Queda livreHavia consenso de que o grande teste coral seria o segundo turno com a presença de Fortaleza e Ceará. Mas o Ferrão entrou em queda livre antes mesmo de enfrentar o Ceará: foi derrotado pelo Fortaleza (1 x 0), goleado pelo Horizonte (4 x 1) e outra vez derrotado pelo Tiradentes (1 x 0). Seu artilheiro Giancarlo há três jogos não faz gol. Na derrota para o Leão, houve o conforto de o time coral ter jogado bem. Mesmo perdendo, fora aprovado. Mas depois disso desmoronou. Comprometeu a confiança do grupo. Futuro coral virou incógnita.
Milésima vez...Quantas vezes Dimas ainda? Não sei. Ontem, missão efêmera, mas gloriosa: ganhou o primeiro clássico maior do novo Castelão. Bem a seu modo, com marcação, combate. Como disse o PC Norões: "Quando pensam que o Dimas está morto, ele, como a fênix, ressurge da cinzas". Dimas, soldado. Ele será auxiliar do novo técnico Leandro Campos.
Notas & notasHoje, às 19 hs, Igreja Cristo Rei, missa da esperança pela alma do advogado Wellington Leitão, pai do Evandro Leitão. Familiares e amigos em oração. /// Horizonte novamente líder. Trabalho sério é isso. /// Icasa do Diá já é vice-líder. Diá é quem diz: "Sou como novela, só presto nos capítulos finais". /// Oliveira Canindé campeão da Copa do Nordeste. Parabéns.
"Infelizmente, não deu. A nossa equipe não manteve o mesmo nível. O Ceará soube aproveitar as oportunidades e venceu. De qualquer forma, valeu o empenho".Fabrício
Zagueiro do Fortaleza