Matéria-1242830

Ele, sempre ele

A estrela de Dimas Filgueiras é de primeira grandeza. Vejam: volta ao comando alvinegro justo no primeiro clássico Ceará x Fortaleza no novo Castelão. Poderia haver momento mais especial para o retorno dele? Claro que não. As despedidas de Dimas lembram às do famoso e saudoso cantor Sílvio Caldas, o Caboclinho Querido, que cansou de sair de cena, mas logo retornava à ribalta. Assim é Dimas Filgueiras. Mais ainda: pega logo de cara o grande rival, o Fortaleza, líder ao lado do Horizonte e embalado por três consecutivas vitórias. Dimas Filgueiras é corajoso mesmo.

Personal

Um dos motivos da ótima condição física do Fortaleza deve-se ao trabalho de Roger Gouveia. Aliás, enquanto Osvaldo aguardava sua ida para o São Paulo, Roger foi durante quatro meses personal trainer do agora convocado para a Seleção Brasileira.

Condições

O momento esta mais favorável ao Fortaleza. Superou o a eliminação da Copa do Nordeste. Injetou entusiasmo com a vinda de Hélio dos Anjos e encaixou três vitórias seguidas. O Ceará ainda padece os efeitos dos seguidos insucessos.

Medida de choque

A demissão de toda a comissão técnica do Ceará foi uma tentativa de sacudir o time antes do clássico com o Leão. Medida de choque. A volta emergencial de Dimas é um apelo à fórmula que há muitos anos vem dando certo. Resta saber agora.

"Não há como treinar. A tabela é um dia sim, um dia não. E não adianta reclamar. Mesmo assim lanço meu protesto".

Argeu dos Santos
Técnico do Guarany de Sobral

Ao vivo

TV Diário mostra hoje, às 16 horas, com exclusividade, direto do Domingão, Horizonte x Guarany. Se Horizonte ganhar, isola-se na liderança. A goleada sobre o Ferroviário encheu de moral o Galo, que ganhou mais consistência na defesa com a chegada de Erivelton.

Consequência

Na hora da verdade, o Ferroviário está vacilando. Teve produção aprovada mesmo quando perdeu para o Fortaleza, mas desabou ao perder de goleada para o Galo. Estará comprometida a confiança do grupo? Resposta hoje diante do Tiradentes no Castelão.

Selecionadas

Felipão volta ao sistema (1-2-1-5-2) usado na Copa 2002. Assim, o pesquisador Airton Fontenele sugere o Brasil para o jogo com a Itália, dia 21: Júlio César; Thiago Silva e Dante; David Luiz; Daniel Alves, Ramires, Hernanes (Paulinho), Kaká e Marcelo; Fred e Neymar.

Colaborador

Lamentei profundamente a morte do colaborador da coluna, Jurandy Neves de Almeida. Muitas fotos de seu acervo sobre o futebol cearense aqui publiquei.  Casado com dona Fátima há 39 anos, Jurandy deixou cinco filhos. Saudade que fica.

Recordando

2005. Ferroviário Atlético Clube. A partir da esquerda: o zagueiro/volante Cícero César, um garoto torcedor coral e o atacante Pantera.

Hoje, Cícero César está no Guarany de Sobral. Não sei onde anda Pantera. De 2005 para cá, o Ferroviário há passado por muitas transformações, mas ainda luta por uma consolidação.