Matéria-1240127

Reflexos relativos

A análise após a estreia de Fortaleza e Ceará no "estadual" merece especial atenção pela diferença de interpretação que causou. No Fortaleza, a imagem de reação imediata após o insucesso na semifinal da Copa do Brasil. O Leão ganhou do Icasa, contratou Hélio dos Anjos e deu o impacto de quem quis logo superar a adversidade. No Ceará, pela derrota para o Guarany/S em pleno PV, restou a impressão de quem sentiu mais o golpe da eliminação pelo Asa e não conseguiu espantar o trauma da derrota para os alagoanos em casa, no Castelão. Os reflexos, pois, foram bem diferentes.

Exemplo. O jovem zagueiro Airton Junior cada vez melhor no Horizonte. Alimenta sonhos de voos mais elevados. Está certo. Afinal tem em casa orientação de quem foi um dos melhores zagueiros da história do futebol cearense, seu pai Airton, que marcou época no Ceará.

Vantagem Volátil

Os bônus do primeiro lugar na fase classificatória podem desaparecer num sopro. Horizonte largou com dois pontos a mais e já não é líder. Um tropeço reduziu a vantagem. Mas os ganhos são importantes, pois o Galo só poderá voltar à liderança hoje graças à bonificação.

Começo

Os primeiros jogos desta segunda fase do "estadual" não permitiram uma avaliação sobre quem pode abrir distância. O Guarani/J, que hoje recebe o Horizonte, perdeu na estreia. E o Galo só empatou com o Tigre. Tudo abaixo do esperado.

´´Ainda acho que foi reflexo da desclassificação. Vamos corrigir os erros. Não podemos mais aceitar essa situação".

Ricardinho
Técnico do Ceará sobre a derrota

Hora de reagir

O Ceará foi vaiado após a derrota para o Asa no Castelão. Foi vaiado novamente após a derrota para o Guarany/S no PV. Basta, gente! A reação alvinegra terá de ser já. Não sei a razão por que Regis há ficado fora. Tudo bem. O problema é do Ricardinho.

Paciência

Não queiram que o jovem Gabriel, do Ceará, seja impecável. Ora, se atletas experientes como Vicente e Ricardinho oscilam, claro que Gabriel também tem o direito de alternar bons e maus momentos. Gabriel merece apoio. Se não quiserem queimar o rapaz...

Clássico

O melhor da rodada fica mesmo para segunda-feira próxima com o primeiro clássico tricolor do ano. O Ferroviário, apesar de líder, vem oscilando. Até na vitória sobre o Guarani/J não jogou bem. O Fortaleza vai no embalo da estreia de Hélio dos Anjos. Jogão.

Novo Horário

O Debate Bola (TV Diário), a partir de amanhã, começará às 8h30 da noite. A mudança decorre do ajuste da grade, visto que a emissora passará a transmitir também jogos ao vivo nos domingos. Amanhã, inclusive, cobrirá a estreia do Ceará diante do Tiradentes.

Recordando. 2005. Jogo do Ferroviário. Faustino Chaves e o médico César Holanda. Também: Paulo Vagner (hoje ele é presidente do Horizonte), dona Ilda e o saudoso Valdemar Caracas, fundador do Ferrão. (Colaboração de Elcias Ferreira).