Matéria-1239425

Alguns temores

Superar frustrações, eis a missão de Fortaleza e Ceará que hoje estreiam respectivamente diante do Icasa (Romeirão) e Guarany/S (PV). No primeiro momento, em razão do fracasso dos dois no domingo passado, natural será o recuo dos torcedores. Mas penso que a retomada não demorará muito. Se tivessem vencido pela Copa do Nordeste, os estádios estariam lotados logo mais. Mas, certamente, não será assim. O ânimo da torcida varia de acordo com os resultados. Portanto, a valorização imediata ou não dependerá do desempenho de alvinegros e tricolores. Em caso de tropeços de ambos, o "estadual" sofrerá sérias consequências. Mas prefiro não entender assim.

Momento

Gabriel, atacante do Ceará, um dos frutos deixados pelo ex-treinador das bases Sérgio Alves, disputará seu primeiro Campeonato Cearense pelo time profissional. Certamente estará na lista das revelações do ano. O garoto tem qualidade e, pelo menos até agora, não se deixou levar pelos deslumbramentos. Juventude que chega.

Competente

Hélio dos Anjos, novo técnico do Fortaleza. Competente. Eu o conheci há muitos anos, quando de um jogo em Caruaru/PE. Metódico, exigente. Fala bem. Tem bom relacionamento com a imprensa. Faz tempo não o vejo. Tem seus defeitos como qualquer um tempo. Agora, vem com uma vantagem: mais maduro, consciente.

Tolerância zero

Basta! Está na hora de os dirigentes dos clubes colocarem um fim na presença de torcedores nos treinos das equipes. Treino é lugar de trabalho. A presença de torcedor só atrapalha. Repercute a agressão sofrida por Ronaldo Angelim, profissional íntegro, exemplar. Se eu fosse dirigente de futebol, passaria a adotar tolerância zero. É por falta de atitude forte que prosseguem as exorbitâncias dos torcedores. Há necessidade de conter esses malucos, antes que algo mais grave aconteça. Vão esperar que haja morte em campo?

Sucesso

O escritor Saraiva Júnior está muito feliz com o sucesso do livro em que conta a vida do saudoso ídolo Mozart Gomes. Nas décadas de 1950 e 1960, Mozart encantou com seu talento o mundo do futebol. O livro está à venda na Livraria Saraiva e na Banca do Paixão (Praça do Ferreira). Literatura futebolística cearense está precisando de mais títulos.

Ângulo diferente. Só mesmo o sanfoneiro e piloto acrobático Waldonys para, de altura e ângulo tão especiais, ver o majestoso Castelão. Registro o gesto louvável do Wal: no voo levou o senhor Luiz Nobre, que nunca havia voado. Luiz, de 56 anos, que foi servente de pedreiro nas obras desse estádio, chorou emocionado ao ver do alto a beleza do Castelão.

Selecionadas

Na segunda chamada feita por Felipão (15 atletas do exterior e sete do País), uma surpresa: a primeira convocação de Diego Costa, meia do Atlético de Madrid. Retornam titulares Thiago Silva e Marcelo. Kaká terá nova chance. Ronaldinho ficou fora. A ausência de Osvaldo foi uma frustração para os cearenses. (Dados de Airton Fontenele).

´´O que passou, passou. Agora é uma nova realidade. O campeonato estadual tem a rivalidade que motiva. Vamos embalar na competição".

Ricardinho
Meia do Ceará