Matéria-1234243

Castelão e o futebol

Fiquei frustrado quando vi Ceará e Fortaleza na Copa do Nordeste atuando no PV, enquanto o Castelão pronto, bonito, moderno, permanecia fechado ao futebol cearense. Ainda bem que agora, na fase semifinal, o "Plácido Castelo" será utilizado. Ótimo. Sei que o Castelão é multiuso. Portanto, palco para eventos variados. Mas não esqueçam: antes de tudo, o estádio é de futebol. Sim, podem trazer para Show no Castelão Paul McCartney, Beyoncé, Madona, André Rieu ou qualquer outra celebridade. Aí lembrei a ironia fina do jornalista Sílvio Carlos: "Só falta agora programarem jogos do Ceará e do Fortaleza para o Centro de Eventos do Ceará". Espaço lá é o que não falta...

Goleiros

Nos jogos que determinaram a presença dos cearenses nas semifinais da Copa do Nordeste, dois jogadores do Fortaleza e dois do Ceará fizeram a diferença: o goleiro João Carlos e Assisinho pelo Leão e o goleiro Fernando Henrique e Ricardinho pelo Ceará. Nos dois casos, observem como é importante a presença de ótimos goleiros.

Não dá certo

Foi cômica a cena na qual Fábio Saci, do Guarany/S, sofreu contusão no Junco. Imitando Saci-pererê, saltando em uma perna, Fábio "desabou" no gramado e padeceu contusão. Aliás, esse tipo de comemoração não tem dado sorte. Em 2011, o Wellington Saci, do Sport/PE, também se contundiu numa situação muito parecida.

Adversários

No Campinense, adversário do Fortaleza, nomes bem conhecidos porque o atuaram aqui: Tiago Granja, Panda, Dedé, Bismarck e Jefferson Maranhense. Foi com eles que o Campinense ganhou vaga na semifinal. Já o Asa, adversário do Ceará, é composto por jogadores que não atuaram no futebol cearense. Mas há uma peculiaridade: o ASA ganhou fama de pai do Icasa porque seguidas vezes complicou a vida do Verdão do Cariri. No comando do ASA está o bom treinador Leandro Campos. Todo respeito, pois, aos adversários dos cearenses.

Campeão brasileiro

Na Copa do Nordeste, o brilho de cearenses como o técnico Oliveira Lopes (Canindé) que, no comando do Campinense da Paraíba, eliminou o poderoso Sport de Recife. Oliveira tem em seu currículo o título de campeão brasileiro da Série D, quando treinou o Guarany de Sobral. Cuidado com o Campinense, pois.

Selecionadas

Nigéria, campeã da Copa Africana de Nações, estará aqui na Copa das Confederações. No Castelão enfrentará a Espanha em junho. A Nigéria disputou a Copa das Confederações em 1995, na Arábia Saudita, saindo invicta (4º lugar): 3 X 0 no Japão, 0 a 0 com a Argentina e 1 a 1 com o México (perdeu nos pênaltis (4 x 5). Dados de Airton Fontenele.

´´Giancarlo é ótimo goleador. Notei isso logo no primeiro jogo quando ele enfrentou o Tiradentes. Foi difícil marcá-lo. Agora se afirma como artilheiro do campeonato".

Josué Mendonça
Coordenador do Tiradentes

Recordando. Década de 1980. O professor Aristeu Holanda e Marcos Campelo, então árbitros de voleibol. Aristeu Holanda esteve também muito ligado ao futebol. Faz tempo não o vejo. Marcos tem um filho, Alessandro Moreira, que é árbitro internacional de voleibol.