Renasceu o ataque
Vitória do Ceará. Até aí tudo bem, já era esperada. Alvinegro vinha cheio de moral após o triunfo diante do Bahia no Pituaçu. Mas o mais importante no contexto foi o reencontro do ataque com o caminho do gol. Magno Alves finalmente fez as pazes com a torcida que dele cobrava gols. No primeiro gol, aproveitou perfeito lançamento de Ricardinho. No segundo, ele mesmo sofreu o pênalti que converteu. Antes, Pingo fizera 2 a 0. Na fase final, administração de resultado. O Itabaiana em nenhum momento apresentou poder de reação. Lamentei a contusão de Romário na perda do pênalti. Mas o importante foi a confiança reconquistada: com os três gols, o ataque renasceu.
O melhor
O zagueiro Gabriel, do Fortaleza, merece menção especial. Ele foi o herói da vitória sobre o Sousa. Como zagueiro, impecável. No ataque, levou mais perigo que os atacantes. No primeiro tempo, mandou bola na trave em jogo aéreo. No instante final do jogo, fez com elevada categoria o gol vitória tricolor. Gabriel, nota 10 com louvor.
Rodada cearense
Futebol imprevisível: com problemas e mudança de técnico, Tiradentes bateu no Horizonte no Domingão. Fim da invencibilidade do Galo. /// Guarani/J ganhou do São Benedito, placar minguado. Pensei que daria um passeio. Ledo engano. Mas voltou a liderança. /// Guarany/S empata com o Crato no Mirandão. Sinais de retomada.
Chance final
Quando, logo no início do jogo em Sousa, o Fortaleza mandou duas bolas na trave, imaginei a vitória fácil. Ilusão. Os paraibanos equilibraram. Leão voltou a apertar depois dos 30 minutos: Jailson e Assisinho perderam duas chances num lance só. Incrível. Na fase final, mesmo sem brilho, o Fortaleza seguiu melhor. Vica fez entrar Leandro no lugar do volante Jackson. Aviso de que queria a vitória. Assisinho perdeu chance de ouro. Quando a desilusão já tomava conta dos tricolores, Gabriel fez o gol da vitória, que foi justa. Leão vem decidir a vaga em casa.
Recordando
A partir da esquerda: Thiago (ex-juvenil do Fortaleza e ex-Esporte Limoeiro, filho do ex-jogador Ossilon), Carlos Leal, Djalma (ex-zagueiro, ídolo no Ceará e no Ferroviário) e Ossilon. Atualmente, Djalma é um dos 10 melhores jogadores de sinuca do Nordeste. Foto foi batida este ano no Torneio Norte/Nordeste de sinuca, que aconteceu em Tabuleiro/Ceará.
Sem precipitação
A derrota do Ferroviário para o Icasa gerou problema. O lance polêmico que resultou na anulação do gol de Ted revoltou os dirigentes que ameaçam tirar do campeonato o Ferrão. O coordenador de esportes, Armando Desessards, com a larga experiência que tem, deve levar sua palavra sensata à diretoria do clube, visando a evitar precipitações.
Grande diferença
Na edição de ontem, muito boa a matéria assinada por Juliano Medeiros, mostrando a riqueza do jogo decisivo da Liga de Futebol Americano: show em campo e fora dele (um comercial na TV custa R$ 8 milhões). Mas lá o desportista vai para participar do show e até faz parte dele. Aqui, as gangas vão destruir os estádios e levar insegurança. Não dá.
"Foi difícil como todos esperavam. Houve momentos de tensão. Mas importante é que o time venceu quando precisava vencer. Defendeu-se bem e fez o gol na hora certa".
Ronaldo Angelim
Zagueiro do Fortaleza