Mexida essencial
Diante da pasmaceira do Fortaleza na derrota para o Confiança, poderia o treinador Vica mudar todo o time de uma só vez? Claro que poderia. Mas aí estaria contrariando o princípio segundo o qual é a repetição que leva ao conjunto e à automação. Nada de decidir ao calor da emoção. Mudança tem de ser gradual. É mais coerente. Lucas e Marinho Donizete, que melhoraram o time na fase final em Sergipe, ganharam as graças. Ronaldo Angelim antecipa a estreia para evitar o vexame cometido pela formação da zaga anterior. No mais, é apostar numa nova atitude dos que forem mantidos no time principal. Queira Deus tenha a dormência ficado em Aracaju.
Reação
O Horizonte passou por um declínio que temi ser duradouro. Perdera o tri da Copa Fares Lopes e a vaga para Copa do Brasil. Começou titubeante o "estadual". De repente, a reação. Taí o time de Roberto Carlos outra vez competitivo. A vitória sobre a sensação do momento, o Guarani, dentro de Juazeiro, deu moral ao Galo.
Notas & notas
O melhor jogo do Campeonato Cearense até agora foi Guarani 3 x 3 Tiradentes. Belo espetáculo. /// Guarany sem os Torquato. Nem pensar. Não há como separá-los. São histórias e vidas que se misturam. /// No Castelão antigo, havia espaço para todos os cronistas. No novo Castelão, não há. Isso é a modernização...
Samba do crioulo...
Na recente rodada do Campeonato Cearense, placares inesperados revelaram que a imprevisibilidade certamente será a tônica daqui em diante. O Icasa, que goleara (6 a 1) o Guarani/S, tomou goleada do Crato (3 a 0). O líder e sensação, Guarani/J, perdeu em casa para o Horizonte (0 x 1). São Benedito, lanterna, fez três gols no empate com Ferroviário. Guarani/S, vindo de tormentos, também fez três gols e empatou com o Tiradentes. Assim fica difícil uma análise sobre essas equipes. Mas há o lado positivo: exatamente por isso o certame vai ganhando força.
Afirmação
Giancarlo, com os dois gols que marcou no São Benedito, consolida sua condição de goleador do Ferroviário. A semelhança com o ex-atacante Jardel parece ajudar o jovem atacante coral. Ele tem posicionamento muito bom na área e nas proximidade desta. Giancarlo deixou de ser esperança. Hoje é definitiva e total afirmação.
Convocação
Na ótica de Airton Fontenele, foi razoável a convocação feita por Felipão, em vista do pouco tempo para treinar (3 dias) e lesões de alguns titulares. Dos 20, Airton antecipara 12 na lista que publiquei: Diego Alves, David Luís, Ramires, Paulinho, Oscar, Lucas, Arouca, Daniel Alves, Ronaldinho Gaúcho, Neymar, Fred e Hulk. "Com o Airton não há quem possa".
Recordando. Década de 1980. A partir da esquerda: Val, ex-goleiro do Quixadá, e Jorge Veras, então ponta-esquerda do Ferroviário. No início de suas carreiras, Val e Jorge jogaram juntos no Grêmio Operário Telha, de Iguatu. Hoje, Val é professor de Educação Física e Jorge Veras é técnico do sub-20 do Fortaleza.
"Cabe a nós continuar trabalhando, como desde o dia dois, quando aqui cheguei. E agora procurar, dentro de campo, mudar a situação adversa".
Leandro
Meia do Fortaleza