Matéria-1225946

Duas competições

Começa o teste para saber se o Campeonato Cearense será eclipsado pela Copa do Nordeste. Pela lógica, a disputa paralela poderá ofuscar o certame de menor porte. Mas as diferentes faixas de interesse determinarão onde e como a predominância de um sobrepujará a do outro. Creio que o "estadual" terá seu espaço inalterado, pois beneficiado com a cobertura simultânea, ou seja, na medida em que for divulgado o Nordestão, no mesmo programa também haverá referências ao Campeonato Cearense. Essa forma de "pegar carona" não deixa de ser um gancho para dar mídia ao "estadual". São disputas com apelos distintos, mas com espaço nos mesmos programas.

Urgente

A Copa do Nordeste, competição do tipo "tiro curto", exige recuperação imediata. O técnico Vica terá pouco tempo para sair da frustração inicial, iniciando urgente reação. Sem exceção, os novos contratados do Leão ficaram em débito neste primeiro jogo. Quinta-feira, em casa, não haverá pretexto para novo tropeço.

Finalização

Ficou claro, na estreia, que Magno Alves, especialista em finalizações, mais serviu que foi servido. De seus pés as bolas saíram redondinhas, já pelo toque sutil e perfeição dos passes. O contrário não aconteceu: bolas no ponto para que Magno pudesse aproveitar o que ele tem de melhor. Para o jogo de amanhã seria interessante a inversão.

Recordando. Década de 1950. Guarany de Sobral. A partir da esquerda (em pé): Tirisca, Manés, Zé Luiz, Chim, Ary e Cachimbo. Na mesma ordem (agachados): Ataliba, Mourãozinho, Cesário, Dodô e Zuzinha. (Do livro "Do São Cristóvão ao Guarany - A História do Futebol Sobralense, escrito por Firmino Dias Lopes).

Bola dividida

Qual a influência que a bola pode ter na produção de uma equipe de futebol? Para alguns, nenhuma; para outros, pode haver influência sim. Em debate agora a bola oficial da Copa do Nordeste. Jogadores reclamaram ostensivamente. Lembro da bola Jabulani, usada na Copa do Mundo da África do Sul. Foi alvo de reclamações gerais. Os atletas, mormente os goleiros, diziam que a trajetória dela era imprevisível. Mesmo assim, quem terminou campeã foi a Espanha, que tinha a melhor seleção. Conclusão: quem tem talento ganha com qualquer bola.

O melhor

Lucas entrou na fase final da derrota do Fortaleza para o Confiança. E foi visível como o time com ele melhorou, tanto na marcação, quanto na subida ao ataque. Lucas recebeu a maior votação da mesa do programa Debate Bola. Dependendo das circunstâncias e reavaliações no Pici, certamente será confirmado como titular na posição.

Homem certo

Bechara, ídolo no Ceará e Fortaleza e ex-Seleção do Nordeste na última Copa, assumiu a coordenadoria de esportes de Aquiraz. Guimarães, novo prefeito do município, revela sensibilidade ao aproveitar a experiência internacional de Bechara, máxime na Dinamarca, visando a aplicar seus conhecimentos no esporte de Aquiraz. Tento certo.

Importante o resultado de 1 a 0, sobre o Guarany/S. Foi nossa primeira vitória. Isso dá moral para os próximos jogos. Agora estamos realmente no caminho certo".

Erasmo Forte
Técnico do Maracanã