Matéria-1225070

Agora é para valer

Hoje a largada do "Nordestão", versão 2013. Após várias tentativas frustradas, essa competição retorna agora com amplas possibilidades de sucesso. Respaldado por uma organização profissional e com patrocinadores bons, a Copa do Nordeste (nome oficial) desta vez vem para valer. A presença dos mais tradicionais clubes da região também fortalece a imagem da Copa que perdera o apelo, a cor e o brilho já em razão da desídia predominante nas últimas edições. Melhor será ainda em 2014, quando garantirá uma vaga para a Copa Sul-Americana.

Perfil

O jogo Ceará x Horizonte foi brincadeira de mal gosto. A estreia do novo grupo realmente será hoje. Atenção especial para os novatos Eric, Rafael Vaz, Cleiton, Fransérgio, Ricardinho e Válber. Eles terão a responsabilidade de mostrar o perfil do Ceará 2013.

Os gols. Os alvinegros aguardam com expectativa o "Magno Alves 2013". Esperança de que ele retome o caminho gol, outrora tão familiar. Magno se preparou para a retomada. Reconhece queesteve mal no ano passado e quer dar a volta por cima agora.

O visitante

O ABC trouxe muita gente conhecida daqui da terrinha. Além do técnico Givanildo Oliveira, que já trabalhou no Fortaleza, estão no time visitante Gladstone, Raul, Walter Minhoca e Canga. O ABC também fez várias outras contratações.

Recordando. Nordestão, competição da qual a Copa do Nordeste é sucessora, fez sucesso nas primeiras edições. Em 1969, o Ceará sagrou-se campeão, numa disputa final dramática com o clube do Remo/PA. Foram necessárias três partidas para definir a situação. O Ceará perdera o primeiro jogo em Belém (2 x 1). Na partida de volta, no PV, precisava tirar a diferença. Mas tudo ficou pior e quase perdido quando o Remo abriu 2 a 0 logo no primeiro tempo. Aí o Vozão reagiu na fase final e virou (3x2) com gols de Magela, Zezinho Fumaça e Gildo. No jogo desempate, também no PV, o Ceará ganhou por 3 x 0 e foi campeão. Time do Ceará: Ita, Daniel, Cícero, Laudenir e Carlindo; Gojoba, Magela e Osmar; Chicletes, Gildo e Zezinho.

O Abuda tem um currículo bom, mas não está na melhor condição física. Pediu prazo de 25 a 30 dias para entrar em forma. Vou esperar".

Francisco Diá
Técnico do Icasa

A vez do Leão

Em 1970, o Fortaleza também ganhou um "Nordestão". Disputou o quadrangular final com Tuna/PA, Fast/AM e Sport/PE. Amanhã estreia diante Confiança em Sergipe. Embora tenha pesquisado sobre o Confiança, não deu para tirar conclusões. Mas soube que o técnico Nadélio Rocha fez um trabalho criterioso.

Coisas nossas

Paralelo à Copa do Nordeste, o Campeonato Cearense seguirá com seu apelo especial. Hoje a TV Diário mostrará ao vivo Horizonte x Crato. A rodada tem mais São Benedito x Icasa no Tarcisão e Guarany (S) x Maracanã no Junco. Mas o destaque maior fica para Guarani/J x Ferroviário no Romeirão, valendo a liderança do certame.

Sequência

O treinador Vica tem certa vantagem sobre a maioria dos concorrentes porque praticamente dá sequência a um trabalho iniciado no ano passado. Verdade que o elenco mudou, mas as contratações feitas estão num patamar até superior em alguns aspectos. A expectativa é que desta vez Vica não seja surpreendido como foi na decisão da vaga para subir à Série B em 2012.