Matéria-1223805

Os primeiros destaques

Há jogadores que, para alcançar o ponto ideal, precisam atuar seguidamente em várias partidas. Outros já se revelam com qualidade por inteiro logo no primeiro ou nos dois primeiros jogos. Cito nomes que, de imediato, ganharam as graças dos torcedores: Everton, do Ferroviário; Ricardinho, do Ceará; Assisinho, do Fortaleza; Elanardo, do Icasa; Dico, do Tiradentes; Niel, do Guarani/J. Como não vi todos os times em ação, destaco os que melhor apareceram nas jornadas iniciais. É mais comum a maioria ganhar condições ideais no transcorrer do certame. Por isso mesmo é louvável enaltecer os que atingiram a boa forma bem antes do tempo previsto.

Desídia

Inadmissível o desleixo na preparação de alguns estádios do interior. São Benedito deixou de usar um mando de campo porque só na última hora atendeu os requisitos, mas aí não houve como utilizá-lo no primeiro jogo. Crato teve de jogar no Agenorzão em Iguatu porque o Mirandão estava vetado. Isso é um absurdo.

Sem ajuda

Exceto a verba que recebe da TV Diário, o Guarany/S não tem recebido ajuda de ninguém. "Tem de resistir para sobrevier", diz Luiz Torquato. Aliás, o dirigente está apostando num centroavante baixinho, chamado Kelson, que é de Sobral. Mesmo com problemas financeiros, o Bugre está em terceiro lugar com quatro pontos.

Luto na Barra

Valdemar Caracas e o Ferroviário eram, como costumo dizer, uma fusão de imagens. Impossível dissociar da vida coral quem deu vida, sentimento, alma e coração, ao time que ele mesmo fundou? Valdemar vibrava nas vitórias e não se abatia nas derrotas. Destas tirava lições para novas conquistas. Valdemar, primeiro comentarista esportivo de nossa crônica. A longevidade de 105 anos não tirou dele o tirocínio mantido até os últimos anos de sua existência. Com carinho e respeito, despeço-me de quem foi exemplo de decência em tudo o que fez na vida.

Recado. O mestre fala, o pupilo escuta; o mestre mostra caminhos, o pupilo confia e segue rigorosamente a orientação. Vica e Leandro, armas tricolores para alcançar os objetivos de 2013. Um, fora de campo; outro, no campo mesmo. Mas os dois movidos pelo mesmo ideal.

Análise

O senso profissional do técnico Ricardinho o levara ao jogo Horizonte x Ferroviário, na terça, pois o Galo seria, como foi, adversário do Ceará no amistoso de domingo. Neste, valeu só pelo primeiro tempo. Mesmo assim, Ricardinho fez valiosas observações enquanto o Horizonte se mostrou resistente. No mais, afrouxou geral. Valeu pela bola do xará.

Gol mais bonito

Até agora o gol mais bonito do Campeonato Cearense foi o marcado por Dico, do Tiradentes, na vitória (4 x 2) sobre São Benedito. Ele fez fila na defesa adversária, driblou com categoria os marcadores e, finalizando, deu um toque sutil ao tirar a bola do alcance do goleiro. Acrízio Militão de Castro, o Dico, tem 25 anos. É natural de Quixadá.

O Guarany ainda não é o time dos meus sonhos. Mas estou satisfeito com os jogadores da terra. Eles são de Granja, Pacujá, Sobral, Groaíras, Hidrolândia... Estão dando conta do recado".

Luiz Torquato
Dirigente do Guarany/S