Matéria-1223094

Os testes finais

Os times cearenses que disputarão a Copa do Nordeste entram na reta final de treinamentos. Fortaleza fez ontem, no Pici, um amistoso. Enfrentou o time do Sindicato dos Atletas Profissionais. Vica avaliou melhor os novos contratados. Já o Ceará jogará logo mais no PV diante do Horizonte. Ricardinho, técnico do Ceará, esteve no PV na terça-feira, quando viu Ferroviário 0 x 0 Horizonte. Não é bobo. Mesmo sabendo que irá fazer apenas um mero amistoso, foi ver o que o Horizonte tem. Mas tudo o que está sendo feito difere da realidade que virá a seguir. Amistosos de pré-temporada são de avaliação primária. E não poderia set diferente. São teste finais e inevitáveis.

Moral

De olho no título estadual, o Guarany de Juazeiro recebe no Romeirão o Guarany de Sobral. Não vi o time do Torquato em ação. Já o Leão do Mercado está sendo comandado por um grupo bastante unido, sob a filosofia do diretor de futebol Luciano Basílio. As belas vitórias sobre o Icasa (clássico) e Tiradentes deram moral ao Guarani/J.

Sem vitória

Se há os sem-teto, os sem terra e os sem estádio, há também os sem vitória: Crato e Maracanã. Os dois se encontram hoje no Agenorzão, em Iguatu, um campo neutro. Crato perdeu para Ferroviário (1 x 0) e Guarany/S (1 x 0). Maracanã empatou com Tiradentes (1 x 1) e São Benedito (0 x 0). São Benedito ainda também não ganhou.

Sem estádio

Existem os sem-teto, os sem terra, os sem estádio. Observo algumas situações evitáveis no caso dos sem estádio. Trairi teve problemas sérios em 2012 por falta de estádio à altura da Série A. Prejudicado, caiu. Agora vejo Maracanã tendo de atuar em Maranguape. São Benedito teve de fazer seu primeiro jogo no Moraisão. Meus amigos, estádio é para estar sempre pronto, com manutenção continuada. Vira desídia inaceitável um município classificar-se para a Série A sem preparar um estádio compatível com a ascensão. Com a palavra, os senhores prefeitos.

Homenagem

Justa será a homenagem que o Flamengo fará a Ronaldo Angelim. A passagem dele pelo time carioca foi exemplar em todos os sentidos. Só mesmo o técnico Vanderley Luxemburgo não deu a Angelim a atenção e o respeito o que este merecia. Mas veio o castigo. Depois de dispensar Angelim, poucos meses depois Luxemburgo foi mandado embora.

Três fora

Neste início de certame, o time de São Benedito chaga à terceira rodada sem sequer um jogo em casa. Fez dois jogos no Moraisão (perdeu de 1 a 0 para o Horizonte e empatou com o Maracanã, 1 x 1) e hoje enfrenta o Tiradentes no Estádio Alcides Santos no Pici. Quando levar seus jogos para casa, já na próxima rodada, poderá tirar a diferença no Tarcizão.

Recordando. Cearenses no Alecrim bi potiguar 1985/85. Ferdinando Teixeira, César, Ayala (ex-Ferrão), Saraiva, Lúcio (ex-Ferrão), Ronaldo, Doca (ex-Ferrão), Soares, Pedrinho, Vital e Luís Marcos. João Santana, De Leon, Romildo, Curió, Odilon, Baíca, Didi Duarte, Edmo e Beto. (Colaboração de Gabriel - Messejana)

´´Em 2012, o time estava indo bem. Aí houve a desclassificação. Até hoje não temos explicação para o que o que aconteceu. Mas este ano nós vamos subir para a Série B".

Rafinha
Lateral do Fortaleza