Ensaios iniciais
A renovação do elenco do Ceará foi tão grande que podemos dizer: do time de PC Gusmão não ficou pedra sobre pedra. Mas, para não ser radical, é bom lembrar que ficaram alguns poucos como Fernando Henrique, João Marcos, Vicente, Magno Alves por aí... O técnico Ricardinho começou a trabalhar com bola rolando. Campo reduzido, modelo tático, posicionamento, coisa assim. É o início de tudo. As colocações do técnico alvinegro são sensatas. Resta esperar na prática o produto concreto de suas apreciações. Os ensaios iniciais são apenas indicativos leves do que pretende o treinador. Forma-se, pois, toda uma expectativa. Por enquanto não se pode fugir disso.
Ferrão outra vez
Hoje, diante do Horizonte no PV, a segunda partida do Ferroviário no "estadual". O jogo assumiu importância maior em razão das vitórias alcançadas pela duas equipes na rodada inicial. Neste início de certame, pelo menos a priori, a torcida do Ferrão já elegeu Giancarlo como o xodó da galera. Motivo simples: tem jeito de artilheiro mesmo.
Preferido
Quem será o novo ídolo do Ceará, posto que já foi ocupado pelo goleiro Fernando Henrique? Se o meia Ricardinho mostrar seu belo futebol, será candidato. Outro que poderá retomar a posição de ídolo será Magno Alves, mas, dependerá da feitura de gols. Como Magno se preparou bem para esta temporada, também é sério candidato.
500 mil
Em 2004, quando o Fortaleza subiu para a Série A, o empresário Raimundo Delfino deu R$ 500.000, 00 de prêmio para distribuir entre os atletas. O goleiro Bosco foi encarregado de fazer a distribuição. Propôs que cada atleta recebesse pelo número de partidas em que atuou. Ronaldo Angelim ganharia bem mais, pois atuara em quase todos os jogos. Mas Angelim, pela sua dignidade, preferiu descartar a vantagem que teria e pediu para a distribuição ser feita inclusive com os funcionários do clube. E assim foi feito. Uma atitude digna de registro.
Alegria de volta
Amanhã, às 11 horas, o querido apresentador, Sebastião Belmino, estará de volta ao comando do programa A Grande Jogada pela TV Diário. O público já reclamava a ausência desse que é alegria incontida, irreverência pura. O velho Bel, como é festejado pelos seus companheiros de trabalho, dividiu suas férias entre o Cariri e Belém/PA.
Recordando. Ferroviário nos áureos tempos em que enfrentava até o Santos de Pelé. Década de 1970. Estádio Presidente Vargas. Pelé prepara o drible, combatido por Gomes (5) e observado por Barbosa (6), ambos do Ferrão. Hoje, Barbosa é empresário bem sucedido em Icaraí.
Número
A sugestão que ontem na coluna fiz ao amigo Leandro Serpa, com relação ao melhor aproveitamento das mulheres na arbitragem local, fica valendo para Milton Otaviano, que comandará a comissão de arbitragem da FCF. Ainda há resistência quanto à escalação de mulheres para jogos masculinos, mas já é hora de rever esse conceito.
´´Há técnicas que melhoraram o acerto nos impedimentos. Uma é ouvir o chute para detectar a saída da bola de quem passa e ficar de olho no atleta que vai recebê-la".
Carolina Romanholi
Auxiliar (aspirante Fifa)