Aos contratados
Perdi o número de jogadores contratados pelos nossos clubes. Atletas para todas opções: goleiros, zagueiros, meias, atacantes, tudo. No ano passado, também o número de "importados" foi muito grande. Mas o índice de acertos ficou abaixo do esperado. A rigor, nem sempre o bom jogador acerta. Muitas vezes depende das circunstâncias, do clube, do elenco e do treinador. Uma série de fatores exerce influência. E não raro acontece surpresa, ou seja, brilha quem veio sem alarde, com discrição. A todos um apelo: a responsabilidade profissional, compromisso. Se assim for, a possibilidade de sucesso será ampla. Sem isso tudo se tornará inviável.
Filosofia
O técnico Ricardinho tem duplo desafio: afirmar-se para a exigente torcida alvinegra e provar que a diretoria do Ceará estava certa quando optou por um treinador emergente. O trabalho iniciado agora em Porangabuçu visa a dar uma repaginada depois que se esgotou o modelo PC Gusmão. Uma novo filosofia se estabelece.
No grupo
Remanescentes e gente nova para sacudir o Ceará: Gerley, Fransérgio, Giovane, Apodi, Vicente, Magno Alves... É interessante juntar quem veio de jornadas anteriores, mormente os que mostraram aplicação. Gosto do atleta que, embora possa ter limitações técnicas, assume compromisso. Talento sem compromisso não vale nada.
Reapresentação
O Fortaleza voltou às atividades. A TV Diário pela manhã esteve no Estádio Alcides Santos. Um primor. Tudo limpo, tudo pronto. Organização nota 10. O Leão acertou quando decidiu fazer a pré-temporada no Pici mesmo. Jurandir Júnior cuidou dos mínimos detalhes. À tarde, os primeiros trabalhos. Gente nova sendo incorporada. O Fortaleza aposta em Luiz Felipe, Gabriel, Éverton, Carlos Magno, André Luiz, Leandro). E, claro, no grupo remanescente. O Leão arrumou tudo para grandes campanhas. E tem amplas condições de alcançar êxito.
Revelação
Roger Gouveia, preparador físico do Fortaleza, tem 2013 como o ano da consolidação do trabalho que desenvolve no Pici desde que a diretoria do Leão apostou todas as fichas nele. Jovem, estudioso da matéria, mantém-se atualizado, acompanhado tudo o que está sendo feito nas grandes equipes do mundo. O Leão foi show na condição física no ano passado.
Lições
O desafio da Seleção Brasileira este ano será a Copa das Confederações. Em 2012, na "Era Mano" a Canarinho principal fez 13 jogos (9 vitórias, 1 empate, 3 derrotas. E ganhou o superclássico das Américas contra a Argentina). Já a Olímpica fez 7 jogos (6 vitórias, 1 derrota), mas perdeu o ouro olímpico para o México. (Dados de Airton Fontenele).
Recordando. A partir da esquerda: Chaguinha, o colunista e Cristiano Santos, do Memofut. A ligação do Chaguinha com o futebol teve início na década de 1950, quando seu bar (citado na Veja recentemente) na Gentilândia virou ponto de encontro dos desportistas que iam ao PV. Lá, em 1963, antes de ingressar no rádio, eu imitava os narradores Edson Leite e Pedro Luís.
´´No futebol europeu eu aprendi muito a disciplina tática. Lá, eles trabalham intensamente essa parte, embora o técnico tenha me dado liberdade para jogar meu futebol".
Daniel Sobralense
Meia do Gotemburgo