Matéria-1217482

Valorização dos treinadores

Foi muito oportuno o encontro de técnicos do Norte e Nordeste promovido recentemente pelo Sindicato dos Treinadores de Futebol do Estado do Ceará (Sintrefuce). O presidente da entidade, Edmundo Silveira, quis avaliar a situação da classe nas duas regiões e obteve resposta interessante sobre as dificuldades e discriminações por que passam seus companheiros. Ficou posto que o intercâmbio, com a vinda dos técnicos de fora, é salutar. Mas é preciso que os valores da terra também sejam reconhecidos. É nítida a preferência dos times grandes daqui pelo técnicos do Sul e Sudeste. Os resultados, porém, nem sempre correspondem. É um mote para análise.

Recordando. Seleção de Cedro, campeã do Intermunicipal de 1962. A partir da esquerda (em pé): Lázaro, Zuza, Luzinete, Arcanjo, Antonio Carlos, Sampaio, Perequeté, Macaúba, Tatá, Armando e o prefeito Bitu. Agachados: Valdo, Mário I, Mirosca, Mário II, Arlindo, Macaco, Zé Ribeiro e Belga. (Colaboração de Jurandy Neves).´

Ao vivo

A TV Diário é mesmo a emissora dos grandes eventos nos mais diversos segmentos. Ontem, transmissão ao vivo, exclusiva, do Circuito de Jangadas na enseada do Mucuripe. Um espetáculo. Não faz muito, ao inauguração do Castelão e show da Esquadrilha da Fumaça, tudo ao vivo, exclusivo. É a TV do Nordeste.

Momento

Com o novo Castelão surge momento único para a adoção de um comportamento pacífico, esportivo e civilizado entre as torcidas, máxime as chamadas organizadas. Não faz sentido transformar em motivo de confronto o futebol que é lazer. Não confundam adversário com inimigo. Chegou o momento da virada. Para melhor, claro.

Ajuda

A Previdência Social estipulou uma aposentadoria especial pelo teto (R$ 3.916,00) para os campeões do mundo 1958, 1962, 1970. O leit0or Sérgio Bandeira pergunta: "Será que Pelé, Amarildo, Zagalo, Zito, Leão, Clodoaldo, Rivelino, Paulo Cesar Caju, Gerson, Tostão, Julinho, Piazza, Orlando, só para citar alguns campeões, precisam desse benefício"? Caro Sérgio, pelo que li, o benefício será apenas para os que estiverem em situação financeira complicada, passando dificuldades, não para todos. Mas vou avaliar a extensão do caso.

Acesso

O técnico Luís Carlos Martins (foto), que subiu o Oeste, é aplaudido pelos paulistas como o "Rei do Acesso". O rei do acesso no Nordeste é Flavio Araújo. Não sei a razão por que os chamados times grandes de nossa cidade não apostam nele. Aí o Flávio sai por aí, subindo times da região, enquanto Ceará e Fortaleza não subiram. Discriminação.

108 anos

Hoje faz 108 anos do primeiro jogo regulamentar de futebol realizado em Fortaleza. Foi na tarde de 24 de dezembro de 1904, no plano inferior do passeio público (hoje10ª Região Militar). O cearense José Silveira, que estudava na Europa, trouxe a primeira bola e o regulamento. Resultado: "Ingleses" 2 x 0 "Futebol Clube". (Dados de Airton Fontenele).

Quando um técnico do Sul/Sudeste faz mil exigências, logo é atendido. Se um técnico daqui da terrinha for pedir a mesma coisa, acabará sendo demitido".

Dimas Filgueiras

No Encontro de Treinadores do Norte e Nordeste