A conservação
Retorno das férias e encontro a euforia em torno da inauguração do Estádio Plácido Castelo, o Castelão. Há, sim, todos os motivos para tal empolgação. Agora começará uma outra luta: a da conservação desse templo. Modéstia à parte, conheço os maiores estádios do mundo. O que mais me impressiona: a conservação de todos eles. Estive no San Siro em Milão na Copa de 1990, dez anos depois lá estive e o estádio parecia novo como se nunca tivesse sido usado. Da mesma forma com relação ao Stade de França em Saint Dennis e ao Allianz Arena em Munique. Todos limpos, prontos, como na época das Copas que sediaram. Espero que o mesmo aconteça com o Castelão.
Recordando. A partir da esquerda: o saudoso locutor Lúcio Sátiro e o querido Cid Carvalho. Trabalhei com Lúcio e Cid na década de 1960 na Rádio Uirapuru. Lúcio foi apresentador de programas musicais e repórter esportivo. Anos depois, foi brilhar em Brasília. Ele morreu em dezembro de 2011. Já Cid Carvalho segue firme. É um monumento da comunicação.
Em alta
O jogador cearense que melhor projeção nacional alcançou este ano foi Osvaldo. O técnico Ney Franco está sabendo explorar o que nenhum técnico do Ceará soube aproveitar. Dirão talvez que aqui faltou ao Osvaldo companheiro ideal. Tudo bem. Mas cabe ao treinador descobrir caminhos como Franco descobriu.
Reviravolta
Esta será a terceira ou quarta inauguração de reforma do Estádio Plácido Castelo a que vou assistir. Entretanto, a mais arrojada, a mais bonita, a mais moderna, deixando-o no nível dos melhores estádios do mundo. Do Mata Galinha ao padrão Fifa. Uma reviravolta histórica. Oportuna e justa a escolha de Raimundo Fagner para a festa de inauguração.
Monitoramento
Mais que as câmaras vigilantes, que captam o comportamento dos torcedores nos estádios, valerá a formação de nova consciência esportiva. Sem esta, nada feito, independente dos instrumentos de controle. Bela ideia de não mais separar as torcidas. Volta ao tempo do PV das décadas de 1950 e 1960, quando as torcida adversárias juntas, sem problemas, assistiam aos clássicos. Torço para que tal procedimento dê certo. Se a meta for alcançada, será uma conquista tão importante quanto à própria obra de reforma do Castelão.
Sensatez
Agradeço ao Paulo César Norões que assumiu a coluna no período em que estive de férias. Fico feliz por vê-lo numa trajetória cada vez mais ascendente na televisão, jornal e rádio. Profissional íntegro, sensato, competente. Eu vi seu início de carreira na Verdinha. Hoje o vejo maduro e muito firme em tudo o que faz. Valeu, caro PC.
Notas & notas
Terminou o Campeonato de Nardi (futsal) em Acaraú. O AFEC sagrou-se campeão ao vencer a final (6 x 3) ante um ginásio lotado. /// O ex-jogador Wendell surpreende. Montou uma academia de primeiro mundo no Conjunto Ceará. E já tem 470 alunos matriculados. Tinha temperamento difícil em campo, mas soube empregar bem o dinheiro que ganhou.
Se os seguranças do São Paulo começaram a confusão, o clube deve ser punido. Mas isso não explica a recusa do Tigre de continuar a decisão".
Ney FrancoTécnico do São Paulo