Matéria-1207353

Últimos são os primeiros

Lembrando passagem bíblica, vejam só o que houve na Série C do Campeonato Brasileiro: o Icasa, terceiro do Grupo A na fase classificatória da competição, está na final. O Oeste, quarto do Grupo B na citada fase, também está na final. Os dois primeiros colocados, Fortaleza (Grupo A) e Macaé (Grupo B), ficaram pelo caminho. Sem tirar os méritos de quem chegou à finalíssima, vale a pena refletir: por que somente a Série C do Brasileiro não adota o modelo pontos corridos, que é justo e contempla o melhor? Já é hora de uma equiparação com as Séries A e B. A aplicação do mata-mata, já nas quartas de final, não raro gera injustiças. Gerou.

Um novo Ceará

Empatar com o Vitória em Salvador (1 x 1), logo o Rubro-Negro que agora está na elite, foi resultado razoável, até pelas circunstâncias do jogo. Este o Ceará da despedida. Terminou 2012. Saldo: bicampeão estadual. Agora é pensar no Ceará 2013. Um novo projeto.

Cuidado

O maior erro do Ceará no segundo semestre de 2012 foi o elevado erro nas contratações. Isso comprometeu o trabalho da diretoria. Num papo na TV Diário, o presidente alvinegro Evandro Leitão resolveu assumir todos os ônus. Tudo bem. Mas ele sabe quem errou.

Diferença

O desafio do Icasa agora será maior: a decisão do título acontecerá em Itápolis/SP no dia 1º de dezembro, sábado próximo. Portanto, o Verdão terá de abrir boa diferença no primeiro jogo, em Juazeiro do Norte, já na quarta-feira, dia 28. Sem isso, complica.

Fora

O Oeste tem histórico favorável de vitórias fora de casa. Foi assim nas quartas, quando eliminou o Fortaleza; foi assim na semifinal, quando ganhou do Chapecoense em Santa Catarina. Incrível aproveitamento fora de casa.

O ídolo

Dezinho, ex-Ceará, é zagueiro ídolo do Oeste. Motivo justo: faz belo campeonato. Barreira que o Icasa terá de transpor. O defensor recebeu cartão "amarelo" no jogo passado, contra o Chapecoense. Pesquisei no site do Oeste para ver se seria o terceiro, mas nada consta por enquanto.

Iguatu campeão

Mais um show da TV Diário: cobertura exclusiva de Iguatu 2 x 2 Nova Russas, que deu o título estadual da Série C ao Iguatu. Festa no Estádio Agenorzão. Edson Cariús, herói do jogo, fez o gol do título. Iguatu teve também o artilheiro do campeonato, Juranilson, com 13 gols.

"Vamos em busca do título. Desde a minha chegada ao clube, cada partida foi uma decisão. Mas o Homem lá de cima não falha".

Francisco Diá
Técnico do Icasa

Recordando. Década de 1960. Ceará Sporting Club. A partir da esquerda (em pé): Zezé, Aloísio Linhares, Sá Filho, Alexandre Nepomuceno, Luciano, Evandro e Carneiro. Na mesma ordem (agachados): Josias, Ivan Carioca, Gildo, Charuto e Expedito Chibata. Detalhes: Aloísio Linhares, Evandro (carinhosamente chamado de Diabo Louro) e Charuto morreram. Deixaram muita saudade. (Colaboração de Elcias Ferreira).