Em busca do título
O Icasa contrariou a natureza das coisas. Em meio a tantas confusões e inacabáveis turbulências, segue na luta pelo título da Série C 2012. Planejamento no Verdão mandou lembrança. Como pode um time assim ir tão longe? Nesta parte, é obrigatório louvar o compromisso dos jogadores. Eles protestam contra atrasos salariais, mas em campo não relaxam. Têm tido a dignidade de separar as duas coisas. Fora de campo o protesto; dentro de campo, a luta leal em defesa do clube. Isso é raro. E observem que o objetivo maior já foi alcançado: a classificação para a Série B 2013. Por mais paradoxal que pareça, há união do grupo em meio a tantas divergências.
Importantes
No Paysandu, Yago Pikachu é ídolo. Já marcou seis gols. Dele muito o Papão espera nesta decisão. É bom. Mas muita atenção também em Kiros, o artilheiro da equipe (sete gols). No Icasa, Carlinhos tem feito belas partidas. Como no Icasa tudo é diferente, o artilheiro do time é o zagueiro André Turatto com quatro gols. Turatto é líder nato.
Dois destinos
Um em começo de carreira, Dionantan, goleiro do Ceará. O outro indeciso, sem saber se encerra a carreira, Adilson. Os dois fizeram grandes defesas e tomaram frangos semelhantes. Todo goleiro passa por isso. Acho que Adilson ainda tem futebol para continuar, desde que tenha uma defesa segura à sua frente. Com defesa ruim, não há goleiro que se sustente.
Rivais recentes
Icasa e Paysandu passaram a ser rivais em 2009, quando disputaram a subida para a Série B. O Icasa empatou em Belém (1 x 1) na ida. Já em Juazeiro, jogo de volta, o Icasa eliminou o Paysandu numa inesquecível goleada (6 x 2). Este ano, em Belém, já no final do jogo, o Icasa fez o gol do empate (1 x 1), deixando frustrados os torcedores do Paysandu que cantavam vitória. No jogo de volta, em Juazeiro, o Icasa ganhou (1 x 0). Hoje começa um novo capitulo dessa rivalidade. O Paysandu sempre vem sofrendo desvantagem. Quer ir a forra a partir de hoje.
Recordando
Década de 1980. Fortaleza. A partir da esquerda (em pé): Caetano, Zé Luís, Basílio, Freitas, Erivando e Sabiá. Na mesma ordem (agachados): Gilson, Wesley, Fernando Roberto, Alberto e Marcão. (Colaboração de Elcias Ferreira).
Liderança
Não sei como o técnico do Icasa, Francisco Diá, vem administrando as crises, segurando o elenco e mantendo vivo o interesse do grupo apesar de todos os contratempos. Só mesmo muita liderança pessoal para conseguir tal intento. Resta saber até quando isso será possível. Toda atenção, pois, com relação ao comportamento dos atletas hoje em Belém.
Dois momentos
O futebol é incrível. Neymar, com a trave inteira à disposição, manda a cobrança de pênalti para a estratosfera. Perder pênalti é normal. Estranho foi ele ter direcionado a bola para as nuvens. Já Ibrahimovic, de costa, sem ver a trave, fez um golaço, de bicicleta, na vitória da Suécia sobre a Inglaterra (4 x 2). O sueco Ibrahimovic fez os quatro gols.
"Nosso objetivo é vencer. Questão de honra, de dignidade. Nosso grupo está incomodado com as seguidas derrotas. É preciso fechar o ano sem a imagem de time perdedor"
Eusébio
Meia do Ceará