Hora de ganharJá passou da hora. Não quero acreditar que o Ceará chegará ao oitavo jogo sem vencer. Daqui a pouco serão nove, dez, recorde negativo. Basta, gente. Não há pretexto que se sustente. Alegar desmotivação por falta de objetivo não convence. Cadê a dignidade de cada um? Cadê a dignidade coletiva. O Ceará não é time de ocasião para ocupações temporárias. Quem não mais estiver com vontade de jogar deve ser honesto com o clube: renuncia ao salário do mês, pede férias antecipadas e abre espaço para quem ainda queira honrar a história e a tradição do clube. É inaceitável continuar o rosário de amarguras: além da frustração por não subir, ver o time ser derrotado toda semana. Assim não, gente!
Campeonato Brasileiro. Delegação cearense que representa o Estado do Ceará no XXIV Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa - 12 toques, que começará amanhã, dia 15, em Curitiba/PR. A partir da esquerda: Adail Colares(Fortaleza), Luís Carlos Moreira (Ceará), Klerton Santana (Ceará), Rafael Moreira (Ceará) e Manoel Moura (Quixadá). O certame termina domingo.
De olho no títuloPaysandu x Icasa, sexta-feira, às 19 horas. A luta pelo título, por mais paradoxal que pareça, não tem mais a tensão da luta pela vaga. Esta garantida, o título vira luxo. Se vier, ótimo, tem seu valor. Mas, por mais que queiram negar, a ascensão confirmada antecipa o sentimento do dever cumprido. Mas vamos ao título, Verdão!
Efeitos da emoção
No Fortaleza, após a derrota para o Oeste, o técnico Vica anunciou que não mais ficaria no time. Ele estava triste por não ter classificado o clube. No dia seguinte, Vica resolveu ficar. No Fluminense, o técnico Abel, empolgado após ter sido campeão brasileiro, disse que ficaria no time. Dia seguinte, ante o aceno milionário do Inter, Abel admitiu não ficar.
Sob novo olharO jogo diante do Bragantino terá para os jogadores alvinegros uma situação especial: o olhar percuciente do novo treinador, Ricardinho. Como o técnico faz parte do rol dos emergentes, os atletas jovens também acreditam que ele certamente dará maiores oportunidades aos jogadores que também estão surgindo em Porangabuçu. A propósito, importante será ouvir o técnico Sérgio Alves que há dias conquistou o título estadual sub-2. Quais as jovens alvinegros que poderão se firmar em 2012? Ricardinho está aí para examinar tudo.
Copas do MundoQuando atleta, Ricardinho (atual técnico do Ceará) jogou em duas Copas do Mundo. Foi penta em 2002, tendo atuado em três partidas (contra a China e Costa Rica substituiu Juninho Paulista; contra a Bélgica substituiu Rivaldo). Na Copa 2006, dois jogos (contra o Japão substituiu Ronaldinho Gaúcho; contra Gana substituiu Kaká.
CBF errouHoje, em Nova Jersey, amistoso Brasil x Colômbia, seleções principais. De 1945 a 2008, 24 jogos (Brasil ganhou15, perdeu 2, empatou 7). Ranking Fifa: Brasil, 12º; Colômbia, 8º. Nas contas da CBF, será o 1000º jogo do Brasil; na do pesquisador Airton Fontenele, o 1004º. E se apenas os jogos da Canarinho principal, será o 883º. Airton tem razão.
"Sete jogos: seis derrotas e um empate. Sequência trágica principalmente para o torcedor. Infelizmente todos estão perdendo. Mas nós vamos voltar a vencer".
Magno Alves
Atacante do Ceará