Matéria-1203034

Revendo conceitos

Passado o primeiro dia da frustração tricolor, é hora de meditar. Um dos erros foi a exagerada dimensão dada a um jogo que deveria ter sido tratado como decisão comum, mas não foi. No Pici criaram a ideia de "jogo do século", enquanto os paulistas vieram para uma disputa normal. A tensão acabou ficando toda em cima do Leão, enquanto o Oeste se mostrava à vontade, tranquilo. Outro erro: o exagero da blindagem no Pici. Treino secreto é uma coisa, outra bem diferente é segregação tão absoluta quanto desnecessária. Esta alimentou nos atletas sentimento de obstáculo mais difícil que o da mera disputa esportiva. O Oeste encarou o desafio sem criar fantasmas. E deu-se bem.

Só um tempero

O Icasa é o único que ainda tem motivação para seguir na luta porque agora mira o título nacional da Série C. Ora, para quem conseguiu a proeza de uma reviravolta quase impossível, não duvidem se o Verdão fizer algo ainda maior: ser campeão. Aí será o segundo time cearense a ganhar um título nacional. O primeiro foi o Guarany/S, campeão da D.

Objetivos

Ironia do destino: o Fortaleza tinha dois objetivos: ganhar o estadual e subir para a Série B. Até admitia perder o estadual, mas nunca permanecer na "C". Virou prioridade subir. Meta principal. Trabalhou, investiu, mas ficou sem nada. Duro castigo. Por tudo que fez de bom, o Leão não merecia tamanho sofrimento.

Vida que segue

O Fortaleza não é de perenizar frustração. Sabe dar a volta por cima. Bola para frente. O ano 2013 está chegando. As lições aprendidas agora serão úteis no novo projeto. Ótima a permanência do técnico Vica. Ótima a nova posição do presidente Osmar Baquit que admitiu disputar a reeleição. Osmar fez belo trabalho ao lado de Jorge Mota. Poucos senões. O resultado de um mata-mata não avalia o desempenho de uma diretoria. O que a avalia é o time chegar à fase decisiva. O Fortaleza chegou. Pena não ter logrado êxito. Cruel injustiça ao time que melhor pontuou.

Novo tempo

O Ceará promete reverter em 2013 a situação adversa que vive agora. O presidente Evandro Leitão apresentou o novo treinador, Ricardinho. Os planos são ousados. É uma tentativa de fazer a torcida esquecer o melancólico fim da atual Série B, onde o time se tornou contumaz perdedor. Queira Deus deste vez dê tudo certo.

Regiões

Icasa põe o Cariri no mesmo nível da capital. Aqui, o Ceará na Série B; no Cariri, o Verdão. Além disso, o Guarani/J estará na Copa do Brasil 2013. Já a região Norte caiu para a D com o Guarany/S. Ao futebol do interior em 2013 um desafio: quebrar o tabu de jamais tem um título estadual (1ª divisão) em campo. Tem um com o Icasa (1992), mas no tapetão.

"No futuro não vão lembrar a bela campanha do Fortaleza na Série C deste ano. Vão lembrar mesmo é da desclassificação. No futebol brasileiro é assim".
Vica
Quando ainda abalado pela derrota

Recordando. A partir da esquerda: Cristiano Santos, integrante do Memofut, o ex-jogador Mirandinha e o radialista Hilton Júnior, quando da entrevista do Miranda para o programa Museu da Chuteira. Memofut é o Grupo de Literatura e Memória do Futebol.