O esperado momentoAgora o Fortaleza tem ao alcance das mãos a vaga na Série B. Parece um sonho, mas é realidade. Penso tão-somente em vitória tricolor. Motivo simples: no Leão a distribuição de gols a favor vem lá da defesa com Ciro Sena, Micão, Rafinha e Tiago Graja (um gol cada); aí vem Guto, também da defesa (3 gols). A meia-cancha tem Geraldo (cinco gols) e Careca (um gol). O ataque do Fortaleza tem Cleo (um gol), Jailson (três gols), Assisinho (seis gols) e Waldison (seis gols). Some-se ainda os gols de Rômulo e Marcos Paulo. É por esta participação coletiva que vejo o Leão como favorito.
Experiência. Num momento de definição como o agora vivido pelo Fortaleza, vale muito o comando em campo de um jogador calejado como Geraldo. Um líder que acalma e aponta caminhos. Geraldo será fundamental no jogo de amanhã.
Ao vivo
A TV Diário é presença certa nos grandes eventos. Depois do show na cobertura das eleições, o diretor de telejornalismo, Roberto Moreira, pôs novamente o Canal 22 na vanguarda com a transmissão ao vivo de Duque x Icasa (ontem) e Fortaleza x Oeste, amanhã.
Ampliação
Seria um contrassenso deixar que a decisão de vaga Fortaleza x Oeste ficasse restrita a pouco mais de 20 mil pessoas. A TV Diário canal aberto (e via internet para o mundo todo) permitirá aos tricolores ver esse espetáculo imperdível.
´´No dia em que o Icasa caiu no ano passado, prometi que lutaria para voltar à B. Agora digo: Icaseanos, a Série B é de vocês".
André Turatto
Zagueiro do Verdão
Verdão chegou
Dramática classificação do Icasa (0 x 0). E mais gostosa de ser comemorada. No jogo, perdeu chances claras com Carlinhos e Eder (duas vezes), mas também sofreu ao tomar duas na trave. Tensão com a expulsão de João Paulo. Euforia no final com a vaga conquistada.
Heróis
Bravura de todo o grupo de jogadores do Verdão. Em campo, a liderança de Turatto; fora de campo, o técnico Francisco Diá fez milagre: transformou em vencedor um time quase rebaixado. Merecida festa no Cariri e no Ceará inteiro. Verdão subiu. Com méritos.
Para refletir
Melancólico final de ano para o Ceará. O desinteresse da torcida é compreensível, porquanto o time a nada mais aspira. Apenas cumprir tabela dá tédio. Mas não há alternativa senão buscar no fundo do sentimento profissional algum estímulo para continuar jogando.
Segundo guia
Amanhã, no PV, quando de Fortaleza x Oeste, haverá o lançamento do número dois do Copabacana - Guia Ceará. Distribuição gratuita. Matérias com o professor Evaldo Lima (quando titular da Secel, ele foi o baluarte da construção do novo PV) e com Pedro Salgueiro.
Recordando. Década de 1980. Ceará Sporting Club. Paulo Goulart, João Carlos, Djalma, Valdemir, Zé Luís e Lula Pereira, hoje treinador conceituado. Katinha, Alexandre Bueno, Campos e Zezé. Sei que Katinha acompanha a coluna em Santa Catarina. Faz muito tempo não vejo Djalma.
(Colaboração de Elcias Ferreira).