Matéria-1201622

Incrível oportunidade

O Icasa tem hoje inacreditável momento para confirmar sua ascensão à Série B nacional. Digo inacreditável porque superou fortes turbulências durante todo o transcorrer do certame. Problemas de toda ordem: do relacionamento interno ao comprometimento financeiro, das brigas no alto comando aos desacertos nas comissões técnicas. Aos trancos e barrancos, eis o Icasa a um empate da vaga. Para quem esteve na zona de rebaixamento e padecendo com a transitoriedade de treinadores, notável foi a recuperação do Verdão Cariri. O Duque de Caxias, em casa, terá suas vantagens, mas acredito muito no Icasa pela extraordinária força de recomposição ora mostrada.

Sob controle

Conversei com o presidente do Fortaleza, Osmar Baquit. Evitou falar sobre sua futura saída do clube. Quis falar apenas da decisão. Disse que seu pior momento foi em 2011, quando o time passou alguns instantes indo para a "D". Agora se disse feliz. Respeita o Oeste, mas crê que o Leão tem condições de ganhar, jogando normalmente, sem afobações.

Transição

O Ceará cumpre a tabela sem despertar interesse. Campo fértil para especulações sobre 2013. A propósito, Evandro Leitão deverá ter mais cuidado. Na TV Diário ele assumiu a culpa pelas contratações erradas este ano. Livrou a cara dos verdadeiros culpados. Mas não convém repetir a dose. Quem está indicando agora, Evandro?

Modificações

O repórter Fabiano Rodrigues, que cobre o Icasa, assegura que a ausência de Luís Mário não será tão sentida assim. Segundo ele, Luís não vinha jogando bem nas partidas mais recentes. Com Niel, o time ganha poder ofensivo, mas perde muito na marcação. Rossini, embora não tenha atuado bem na vitória sobre o Duque de Caxias no primeiro jogo, tem melhores possibilidades de entrar de início. Muito se espera de Canga. É bom não esquecer que, se o Icasa fizer um gol fora de casa, deixará em pânico o Duque de Caxias.

Longevidade

Valdemar Cabral Caracas, fundador do Ferroviário, chega hoje aos 105 anos de vida. A cada fim de semana, ele ainda toma uns goles no "Caravelle". Caracas foi o primeiro comentarista esportivo do Ceará. É um exemplo de desportista que merece de todos admiração e respeito. Parabéns, querido amigo Caracas.

Apoio

Mauro Carmélio, presidente da FCF, está no Rio de Janeiro, onde logo mais assistirá ao jogo Duque de Caxias x Icasa, que valerá uma vaga na Série B nacional. A presença do presidente é importante porque exterioriza o apoio ao filiado. De forma indireta, pode até não evitar os erros de arbitragem, mas pelo menos inibirá os chamados "caseiros".

"Se domingo próximo o Fortaleza passar pelo Oeste, como acredito que passe, não tenho a menor dúvida de que vamos chegar a seis ou sete mil sócios torcedores".
Osmar Baquit
Presidente do Fortaleza

Recordando. Hoje, faz três anos da morte do saudoso Chinesinho, um dos melhores volantes da história do futebol cearense e um dos maiores ganhadores de títulos. A partir da esquerda: Zé Carlos, Chinesinho e Amilton Melo, os três já falecidos. Com Lucinho, que também já morreu, eles formaram o famoso quadrado de ouro. Fica a saudade.