A grande diferença2012: o Fortaleza com a mão na vaga da Série B; 2011: Fortaleza à beira do abismo para cair para a Série D. Hoje, o Leão tem vantagem de subir com um simples empate sem gols diante do Oeste. No ano passado, livrou-se do rebaixamento numa polêmica goleada sobre o CRB, que teria facilitado. Taí a enorme diferença. Trocou a ameaça de queda de 2011 pela esperança de ascensão 2012. O trabalho de Osmar Baquit e Jorge Mota colhe os frutos. A contratação de Vica foi o maior acerto. Depois que aqui chegou, Vica fez do Fortaleza um time confiante, vencedor. Mantém invejável invencibilidade. E alcança o resultado desejado ainda quando não joga bem. Grande a diferença.
ArbitragemProcede a preocupação do Icasa com a arbitragem do jogo de volta contra o Duque de Caxias. Motivo: aqui o árbitro Edmar Campos da Encarnação (AM) cometeu dois erros graves. Deixou de marcar pênalti claro e, no pênalti que marcou, mandou erradamente Elanardo repetir a cobrança. Poderia ter deixado o Verdão em desvantagem.
Voltas da vidaPC Gusmão, que deixou o Ceará na "B", quer colocar no currículo mais uma ascensão importante: o Vitória, agora sob seu comandado, poderá ascender à elite justo no jogo com o Ceará. Aí o PC, bafejado pela sorte, certamente alcançará em quatro rodadas uma subida mais importante do que a tentou para o Ceará e não conseguiu. Voltas da vida.
Clube da garotada
Foi o saudoso jornalista José Raimundo Costa quem criou para o Fortaleza o slogan "Clube da Garotada". Mas coube ao jornalista Sílvio Carlos, então presidente do Conselho Deliberativo do Leão, dar impulso ao slogan. Sílvio mandou produzir milhares de cadernos que tinham na frente o escudo do time e na contracapa o hino oficial. Sílvio e amigos percorreram muitos colégios da periferia, distribuindo esses cadernos. Ele reconhece que Júlio Sales, Vicente Alencar e Alfredo Sampaio também contribuíram para o grande aumento da torcida tricolor.
O nomeJosé Luís Mauro é o nome do o técnico Vica. Quando ele era zagueiro do Fluminense, atuou ao lado de nomes famosos como Branco e Ricardo Gomes da Seleção Brasileira. Pelo Flu, Vica foi bicampeão carioca (1984/85) e campeão brasileiro (1984). Também foi campeão paranaense pelo Coritiba em 1989. (Dados de Airton Fontenele).
Sem graçaHoje, Ceará x Barueri. Mais uma partida sem graça, onde o Ceará cumpre tabela. Para o Barueri ainda vale a luta para fugir do rebaixamento. Só espero que, diferente do jogo com o Avaí no PV, o Ceará mostre pelo menos a dignidade prometida. Creio não ser pedir muito a um time que está com os salários em dia, sem motivo para tanto desleixo.
"A gente conseguiu o empate em Itapólis, mas no PV nós terenos de nos impor. Lá, houve erros.
O time não mostrou o futebol que sabe. Mas decisão é assim mesmo".
Waldison
Atacante do Fortaleza
Recordando. 1993. Icasa. A partir da esquerda (em pé): Geraldino Saravá (treinador), Severo, Batista, João Neto, Orlando, Gevaldo, Zim, ?, e Demontiê (supervisor). Na mesma ordem (agachados): João (massagista), Raimundinho, Ossilon, Reginaldo Barbalhense, Júnior das Arábias, Hilton (ex-Ceará), Jair, Kinzero e Marcão. (Colaboração de Carlos Leal)