Matéria-1198868

É agora, Verdão!

Um dos momentos mais tristes do Icasa foi, no ano passado, quando do rebaixamento para a Série C. Aliás, na história do campeonato Brasileiro, jamais uma equipe havia caído da "B" com 47 pontos. O Icasa fez 47, mas caiu. Incrível. Hoje tem a oportunidade de começar a viagem de retorno ao segundo andar. Objetivo inicial: quebrar a vantagem do visitante. Uma vitória do Verdão mudará o rumo das coisas. Aí a vantagem do empate no jogo de volta será dos cearenses. É com Canga, Elanardo, Turatto, Luís Mário, Carlinhos e companhia que o Icasa cresceu nas mãos de Diá. Um time surpreendente porque da zona de rebaixamento ao G-4 em tempo recorde.

Empolgação

Estou vendo a euforia da torcida do Fortaleza. Até imagino como ficarão ornamentados de bandeiras, faixas e motivações tricolores o PV, a Gentilândia e o Benfica no próximo dia 11 de novembro, data em que o Leão poderá consagrar seu retorno à Série B. Já deu para sentir pela ida da família tricolor em busca dos ingressos.

Realidade

Se a torcida tricolor com justificada razão empolga-se, no âmbito interno há notório cuidado da comissão técnica para não deixar que o grupo seja envolvido pela empolgação. Trabalho sério. Nada de tirar de foco a realidade. Festa, segundo Vica, só quando concretizada a ascensão. Aí todos estarão num só grito, numa só emoção.

Experiência pesa

De forma interina, o auxiliar Anderson Silva assume o comando técnico do Ceará. Ele veio para o alvinegro na época de Vagner Mancini e aqui ficou, apesar de Mancini ter ido embora. Disseram-me que seu maior admirador é Robson de Castro. Vamos ver como se sairá Anderson nestes momentos de turbulência. Se Anderson, neófito como treinador, precisar de conselhos, basta ouvir Dimas Filgueiras e Sérgio Alves. É sempre bom e recomendável escutar o que dizem os mais velhos. Dimas e Sérgio têm história no clube. Experiência pesa, amigo.

Recordando

Ceará. 1989. A partir da esquerda (em pé): Ivanhoé, Jaime, Airton, Rômulo e Aldemir. Na mesma ordem (agachados): Damião, Stênio, Sérgio Alves, Ronaldo Salviano e Pintinho. Faz tempo não vejo meus amigos Damião e Aldemir. (Colaboração de Elcias Ferreira).

Zagueiro-goleador

Um dos trunfos do Icasa hoje é sem dúvida o zagueiro André Turatto. Ele é o zagueiro-artilheiro do Brasil com 82 gols. Além de assinalar importantes gols, Turatto tem cumprindo bem a sua tarefa principal que é a marcação. Superou alguns momentos de instabilidade e já agora impõe sua liderança na retaguarda do Verdão.

Profissionalismo

O mundialmente consagrado meia holandês, Seedorf (36), único três vezes campeão da Copa do Campeões por clubes diferentes (Ajax, Real Madrid e Milan) e campeão mundial de clubes pelo Real Madrid, deu belo exemplo sábado passado: contundido, ao deixar o campo chorou por desfalcar o seu Botafogo. Oportuna observação de Airton Fontenele.

"Vamos pensar com calma o Ceará 2013. Temos muita coisa a fazer nestes dois meses. Estamos estudando nomes para escolher o técnico ideal".

Evandro Leitão
Presidente do Ceará