Matéria-1198183

Rubro-negro no caminho

O Oeste, adversário do Fortaleza, merece algumas observações. Desconhecido da maioria dos cearenses, há tido significativo progresso no futebol paulista, onde alcançou a elite em 2009. Foi fundado em 25 de janeiro de 1921. Está com 91 anos de existência. Seu uniforme, vermelho e preto, é uma homenagem ao Flamengo do Rio de Janeiro. Em 2010, na primeira divisão do Campeonato Paulista, o Oeste terminou em nono lugar, à frente de times tradicionais como Palmeiras e Ponte Preta. Em 2011, fez melhor: chegou em sexto, sendo eliminado no mata-mata pelo Corinthians. O adversário do Leão está acostumado a grandes embates diante dos poderosos times paulistas.

Saída de PC

A notícia da queda de PC Gusmão no Ceará já era esperada antes do fato consumado, em vista dos últimos resultados desastrosos do time. À edição 2012 da "Família PC Gusmão" faltou mais qualidade. Especialmente no sistema defensivo, elemento imprescindível para qualquer boa campanha em competições de longa duração.

Substituição

Na recente passagem de Romário por Fortaleza, faltou ser lembrado que o Baixinho fez sua estreia na Canarinho principal, substituindo o cearense Mirandinha no decorrer de Brasil 0 x 1 Irlanda, (23.05. 1987) em Dublin. Pura coincidência: Mirandinha foi agora anfitrião de Romário no Espaço Cultural do Castelão. (Dados de Airton Fontenele).

Local no jogo

O Estádio dos Amaros, onde o Fortaleza vai enfrentar o Oeste, pertence à Prefeitura de Itápolis em São Paulo. É uma praça esportiva bem modesta. No site do clube consta que tem "capacidade para 14.074 pessoas, assentamento de cimento, quatro banheiros, saída de emergência, três entradas e saídas". Esse estádio foi inaugurado em 1928 com o nome atual. Em 1989, passou a ser chamado de Estádio Ideonor Picardi Semeghini ou Picardão, mas em 2010 a prefeitura voltou a usar o nome original, Estádio dos Amaros, como queriam os desportistas de lá.

Recordando

1998. Ceará. A partir da esquerda (em pé): Giordano, Gilberto, ? , Robson, Edinho, Jean, Bechara, cel. Othon Borges e Bigode. Na mesma ordem (agachados): ? , Robertinho, Beto, Dema, Gilmar Serafim, Jaime e Rômulo. Detalhe: aí Bechara no início de sua vitoriosa carreira. Hoje, com 35 anos, recuperado da contusão, Bechara voltará a brilhar em 2013.

Arrancada

Méritos para o técnico Francisco Diá. O que ele está fazendo no Icasa é notável. Chegou meio sem jeito, ditou as normas disciplinares, enfrentou dificuldades, mas levou o Verdão à próxima etapa da Série C nacional. Ganhou moral. E não duvidem da possibilidade de o Icasa despachar o Duque de Caxias, mesmo sem decidir em casa.

Adversário

No Duque de Caxias, próximo adversário do Icasa, está o atacante Charles Chad, que não foi nada bem quando jogou no Ceará. Os demais integrantes do Duque de Caxias eu não conheço. O técnico é Vinícius Eutrópio. A vantagem do Duque será decidir a vaga no Estádio Romário Faria, o Marretão, que tem capacidade para sete mil torcedores.

"Não dá pra pensar diferente: quem chegar vai ser pra ganhar a vaga. E esperamos que nós estejamos entre os classificados para semifinal".

Jorge Mota
Dirigente do Fortaleza, expondo sua expectativa sobre o primeiro mata-mata