Triste realidadeA viagem de volta do Ceará foi anunciada há muito tempo. Nos chamados jogos de ida, logo ficou patente a limitação alvinegra. Até que a diretoria tentou corrigir, fazendo contratações e dispensando atletas, mas nada disso mudou a oscilação que continuou gerando incertezas e inquietações. Hoje, a desilusão tomou conta de Porangabuçu. Resta a imagem da frustração porque desfeito o sonho de subir para a Série A nacional. O fracasso não tem um culpado sozinho. Todos têm sua participação. Até nós da imprensa também temos uma parcela de culpa. Talvez uma crítica mais contundente tivesse evitado o pior. Resta a triste realidade.
Concorrente
Qual o adversário que menos trabalho poderá dar ao Fortaleza? Um destes quatro times estará no caminho do Leão: Oeste, Caxias, Duque de Caxias ou Chapecoense. Honestamente, não sei qual seria o adversário ideal. É difícil avaliar porque não vi jogar nenhum deles. Ainda assim, temo mais a escola gaúcha, de pesada marcação.
Dificuldade
Independente do adversário, o Fortaleza enfrentará dificuldades É normal na fase de definição. O Leão tem elenco para superar as mais adversas situações. Mas repito: não gostei do que vi no jogo passado. Um time sem brilho. No mata-mata há que predominar o espírito guerreiro, sentimento ausente no Fortaleza de domingo.
Reconstrução
Evandro Leitão e Robinson de Castro já anunciaram que estão pensando no Ceará 2013. É bom frisar que o primeiro semestre será diferente do deste ano. Explico: no lugar apenas do Campeonato Cearense, haverá a Copa do Nordeste. Um time mais forte e competitivo terá de ser preparado. Prenúncio de metamorfose completa em Porangabuçu. Pelo visto, do atual elenco não restará pedra sobre pedra. A maioria pode afivelar as malas em busca de outras plagas. Desta vez foi elevado demais o índice de erros de quem indicou e também de quem contratou.
Pronto para voltar
No Debate Bola (TV Diário) de domingo passado a ótima notícia da total recuperação de Bechara. Ele, com 35 anos de idade, está pronto para voltar aos gramados. Bechara se cuida muito. É jogador de elevadíssimo nível. Nesta sua retoma a e com a experiência internacional que tem, poderá oferecer boa contribuição ao futebol cearense.
Recordando. Década de 1960. Haroldo Castelo Branco atuou no Ceará. Haroldo brilhou também no Fortaleza e na Seleção Cearense, terceira colocada no Campeonato Brasileiro de Seleções de 1962. Haroldo foi um meia de elevada qualidade técnica. Fui fã incondicional do seu futebol. (Colaboração de Elcias Ferreira).
Pronto para voar
Hoje, 23 de outubro, Dia do Aviador. Minha homenagem aos companheiros de ideal, nesta reverência a Santos Dumont. Homens e mulheres que cumprem nobres e variadas missões no espaço, pelos céus do mundo, no comando das mais diversas aeronaves. Do 14 Bis ao supersônico, é o homem dominando a máquina. E sempre pronto para voar.
´´Neymar é incrível. Pensava que neste ano já estaria na Inglaterra. Não acho que ele deva ir para o Barça. Ele é muito talentoso individualmente e o Barcelona tem estilo de jogo de muitos passes".
Usain Bolt
Na Veja desta semana