Assunto prioritárioApós a derrota do Ceará em São Caetano do Sul, observei que a maioria dos torcedores com quem conversei abandonou a ilusão de subida para a Série A nacional. É natural que isso aconteça. Quando o time deixa para o returno a tentativa de reação, sabe dos riscos que vai correr. Hoje, até mesmo o mais otimista e recalcitrante torcedor não se deixa levar pelos devaneios. A dura realidade se sobrepõe às remotas chances matemáticas. Certa mesmo é a permanência na Série B nacional 2013. Inclusive o vice-presidente e diretor de futebol do clube do alvinegro, Robinson de Castro, já anunciou que o planejamento para 2013 é agora assunto prioritário em Porangabuçu.
Advertência
As intempestivas reações de Ciro Sena e Esley (expulsos) no jogo com o América/RN não podem jamais acontecer num mata-mata. Tal desequilíbrio emocional poderá colocar tudo a perder. Na fase classificatória deu para passar. Mas, no mata-mata, certamente comprometerá o projeto. Osmar Baquit e Vica devem falar duro sobre isso.
Alvo
No mata-mata, quando a luta pela vaga se acentua, há estratégias de todo tipo. Uma delas: provocar atletas que têm pavio curto. Instigar os afobadinhos. Cuidado, pois, com Esley que certamente será alvo dos adversários. Esley vinha bem, emocionalmente equilibrado. De repente, a recaída. Na próxima fase isso não poderá acontecer.
Vice-artilheiro da B
Há ainda os torcedores alvinegros que não entregam os pontos. Os que não aceitam capitulação antecipada, quando há ainda, embora remotíssimas, as chances matemáticas de classificação. Hoje, o Ceará enfrenta o Asa, ora comandado pelo técnico Nedo Xavier. Nas declarações dos jogadores do Ceará (veja a de Mota no canto da coluna), o de praxe: promessa de luta, ainda que todos saibam dos óbices e da situação quase incontornável. Quanto ao Asa, cuidado com o Lúcio Maranhão. Ele já marcou 14 gols, sendo vice-artilheiro da Série B nacional.
Destaque
No Fortaleza, o meia Jackson de volta. A melhor lembrança que tenho de Jackson vem da virada sobre o Paysandu. O Leão estava perdendo (0 x 1), gol de Pikachu. Mas, na fase final, Jackson comandou a reação, com dois passes perfeitos para os gols da virada (Assisinho e Guto). Depois, Assisinho fez o terceiro. Jackson foi o destaque.
Contraste
De Juazeiro, as informações sobre como o Icasa contornou novos problemas financeiros e vai seguindo no G-4. Ainda que seja derrotado pelo Fortaleza, domingo próximo às 16 horas, o Icasa poderá garantir sua presença na fase seguinte, desde que ganhe do Paysandu. É incrível como o Icasa, confuso e sem planejamento, vai dando certo.
Recordando. Minha homenagem ao querido e saudoso locutor Carlos Alberto. Trabalhei com Carlinhos na Rádio Uirapuru na década de 1960. Anos depois, ele se transferiu para a Rádio Cidade. Foi, durante muitos anos, locutor oficial do Castelão e do PV. Carlos Alberto morreu em agosto deste ano.
´´Ficou tudo complicado, muito difícil. Mas enquanto houver chance matemática é nossa obrigação lutar jogo a jogo, sem desistir nunca do G-4".
Mota
Atacante do Ceará