Matéria-1193343

Vídeos e olheiros

Na reta final para o mata-mata da Série C, dois componentes entram em cena: vídeos e olheiros. Por esses meios, cada treinador passa a analisar possíveis adversários, alternativas, pontos positivos e vulnerabilidades dos concorrentes. O Leão tem cuidado bem desta parte. Mas chamo a atenção para um ponto fundamental: repúdio ao "já ganhou", que imperceptivelmente se instala na torcida e, não raro, contagia os atletas. Felizes os que, livres das influências, permanecem fieis à realidade, sabendo que o mais difícil está por vir. Além dos vídeos e olheiros, mais vale não perder de vista os fatores que fazem vitorioso o Fortaleza: aplicação, talento, vontade e determinação.

Na dele

Como ficará o Guarany de Sobral, caso seja rebaixado para a Série D? Certamente, seguirá em frente, não obstante as lamentações. Aliás, foi na Série D que o Bugre alcançou seu título de maior glória e repercussão, ou seja, o de Campeão Brasileiro da categoria, sendo, aliás, o único time cearense que conquistou um título nacional.

Cadeiras vazias

No jogo Brasil 4 x 0 Japão, ontem, na Polônia, vi o estádio com milhares de cadeiras vazias. É, amigos, a Canarinho vai perdendo o respeito e fascínio, já pela banalidade que admitiu na medida em que aceitou fazer amistosos mambembes pelos gramados do mundo. Antigamente o Brasil parava quando a Canarinho jogava. Hoje...

Destino coral

Na assembleia geral que cuidou da reforma do estatuto do Ferroviário, foi animadora a mensagem do vice-presidente do Conselho Deliberativo, Chateaubriand Arrais Filho. Disse ele: "Sem dúvida, este novo Estatuto passa a ser um fator potencializador desta retomada de crescimento do Ferrão". Fico na expectativa, pois, cumpridas as formalidades, o portal oficial do Ferroviário disponibilizará, na íntegra, a versão online do novo Estatuto Social. Queira Deus que agora os corais saibam recolocar o Ferrão no lugar que ele merece.

Reação

Vejam só: o Icasa estava pendurado, na zona de rebaixamento, quase desenganado. Pois foi com a utilização de Niel (foto) e Canga que empreendeu a reação. Não precisou contratar a peso de ouro gente lá fora. Na linha de frente aproveitou talentos aqui da terrinha. E está com tudo para segurar uma vaga no mata-mata.

Ridículo

O árbitro pernambucano, Nielson Nogueira Dias, que cometeu dois erros graves e prejudicou a Ponte Preta na vitória do Fluminense, foi afastado pela comissão de arbitragem da CBF. Passará por um período de reciclagem. Punidos são jogadores, técnicos e dirigentes. Árbitro, quando erra, sua punição é na verdade um afago. Ridículo.

"Depois do que fez com a Seleção da China (8 x 0) e com a Seleção do Japão (4 x 0) a Seleção Brasileira deveria disputar era a Copa da Ásia. Lá o Mano se daria muito bem".
Sebastião Belmino
Apresentador da TV Diário

Recordando. Década de 1980. Rara formação do Ferroviário Atlético Clube. A partir da esquerda (em pé): Robson, ? , Valdecir, Jaime, Júnior e Evilásio. Na mesma ordem (agachados): Cantarele, Basílio, Ademir Patrício, Magno e Jorge Veras. (Colaboração de Elcias Ferreira).