Por tortuosos caminhosContrariando a lógica das coisas, o Icasa surpreende. Chegou ao G-4, superando crises internas, divergências no alto comando e complicações na comissão técnica. Tinha tudo para fracassar pela desorganização em todos os setores. Para espanto geral, ei-lo pronto para as batalhas finais. Seguiu por tortuosos caminhos. Até o técnico Francisco Diá, que deu certo, chegou sem saber se seria confirmado, tal a trapalhada que tinham preparado no abortado retorno do técnico Tarcísio Pugliesi. Futebol é assim: nem sempre o planejamento dá retorno. E, por mais paradoxal que pareça, o que não foi planejado acaba dando melhor resultado. Taí um exemplo. Incrível.
Barreira
No jogo de hoje, diante do São Caetano, o Ceará terá de romper uma barreira especial: o goleiro Luiz tem sido o destaque do time paulista, inclusive escolhido como o melhor da rodada, razão por que compôs na seleção da semana. Ele fechou o gol diante do Guaratinguetá e do Joinville. Uma muralha. Virou ídolo.
Ataque
Se o Ceará repetir a forma de jogar que aplicou na goleada sobre o América/RN, poderá trazer bom resultado hoje. Vi os dois recentes jogos do São Caetano, sob o comando de Emerson Leão. Nada demais. Dá para o Ceará, sem assombros, encará-lo. Cuidado com o artilheiro do time, Eder, que tem 10 gols. É o mais perigoso.
Insegurança
Atenção Mauro Carmélio (presidente da FCF), Edilson Alves, (presidente da Apcdec)e Major George Benício (Comandante da Companhia de Policiamento de Eventos)! Os cronistas esportivos estão correndo sério risco. Deixam o carro no estacionamento do PV, mas têm de ir a pé pela Rua Costa Sousa para entrar no estádio. Aí passam no meio das torcidas organizadas. Repórteres já foram agredidos. Se algum dia um morrer, certamente providências posteriores serão tomadas. A situação é séria. Isso não existe em nenhum estádio do mundo.
Magnata
Já que Mota está fora, suspenso pelo terceiro cartão, Magno Alves naturalmente será o homem ao lado de Itamar. A propósito, Magno demonstrou melhor ritmo e mais força nos chutes a gol. Entrou bem. Com o gol que fez, embora de pênalti, quebrou a pressão da cobrança. Entendo que as condições lhe estão mais favoráveis agora.
Integração. O zagueiro-goleador, André Turatto, tem sido fundamental na retomada do Icasa. Contribuiu para a união do grupo na hora da crise. Ele está integrado à vida do Cariri porque casado com a bela cratense Kátia com quem tem no ano passado teve as gêmeas Isabela e Letícia. O casal segue feliz da vida.
Selecionadas
Brasil x Japão, hoje, às 9h10 (de Brasília), em Wroclaw (Polônia). A partir de 1989, oito jogos entre seleções principais (seis vitórias do Brasil e dois empates). Japão é o atual líder das eliminatórias da Ásia. E na sexta-feira passada em Paris, num amistoso, derrotou a França por 1 a 0. No ranking da Fifa: Brasil, 14º; Japão (23º). Dados de Airton Fontenele.
´´Quando o grupo se doa, o resultado vem. É o que está acontecendo aqui no Fortaleza. Há um grupo compacto, com titulares e reservas na mesma condição".
Geraldo
Meia do Fortaleza