Tempo de esperaO reencontro do Fortaleza com a Série B tem sido esperado há três anos. Imaginava-se que o Leão retornaria à "B" logo em 2010. O time caíra em 2009 com Juventude, Campinense e ABC. Desses, só o ABC retornou à Série B em 2011. Os demais ainda lutam para ascender. O Fortaleza passou dois anos (2010 e 2011) tropeçando na mesma pedra. Já agora, em vista das lições recebidas, preparou-se melhor: não fez apenas um time, mas um elenco. E com boas alternativas para todas as posições. O tempo de espera, creio, está acabando. O mata-mata ainda gera alguma preocupação porque nem sempre premia o melhor. Mas o Fortaleza, na minha avaliação, está preparado para tudo.
Efeito moral
Não há quem imagine outro resultado do Ceará que não seja vitória sobre o América/RN. Só assim permanecerá acesa a última esperança. Um tropeço trará efeito moral tão devastador que o sentimento de frustração aniquilará por certo até mesmo os mais otimistas, ou seja, aqueles que se apegam ao rigor da matemática.
Afirmação
O goleiro Dionantan, após a boa estreia em Santa Catarina, busca agora a definitiva afirmação como titular do Ceará. O mais difícil já passou: foi encarar as incertezas de uma estreia como titular. Agora, mais tranquilo, certamente poderá render mais ainda. Um vaga que ele conquistou com talento e muita paciência.
Treinamentos
Quem comparece aos exercícios diários no Pici, observa o quanto o técnico Vica busca a automação. Se a jogada não sai a contento, ele manda repetir o lance exaustivamente até que o jogador coloque a bola no local planejado. Há um momento em que Vica faz treinamento sem a presença dos setoristas. Enfim, é esmerado nos ajustes, incansável na cobrança, perseverante nos objetivos. Registre-se que, após os treinos, Geraldo, batedor oficial de pênaltis, passa mais uma hora nesse exercício especial. Assim, só uma zebra tirará o Leão da Série B 2013.
Responsabilidade
Tiago Granja é bom jogador. Eu acompanho seu futebol desde sua passagem pelo Guarany de Sobral. Agora, no Fortaleza, tem a oportunidade e, mais que isso, a responsabilidade de substituir Rafinha, um dos melhores do elenco tricolor. Não tenho dúvida de que Tiago se sairá bem. Basta repetir o que fazia muito bem no Bugre.
Grandeza
Incrível. Na eleição para presidente do Flamengo, a proposta de urnas eletrônicas para que os sócios de todo o Brasil possam participar. O Flamengo não é mais um time só do Rio de Janeiro. Pena que, com tamanha grandeza, viva em dificuldades financeiras e crises continuadas. Um contraste inaceitável, resultante de gestões incompetentes
Recordando. 1995. Ceará. Giodano, Mário César, Jefferson, Airton, Gilberto Gaúcho, Paulão e Bechara. Reginaldo, Dema, Jaime, Nildo, Rômulo e José Roberto Barros (hoje expoente da Medicina Esportiva brasileira). Do acervo de Elcias Ferreira.
´´Deixai vir a mim as criancinhas e não as impeçais, porque o Reino de Deus é dos que se parecem com elas". (Lc, 18,16)
Jesus Cristo
(Nossa homenagem às crianças neste dia a elas dedicado)