SOS FerroviárioDívidas, penhora, futuro incerto. O Ferroviário à beira do abismo. Descaso ao longo dos anos. Agora, perto do caos, caça às bruxas. Quem é o culpado? Seria um só? Erra quem elege um bode expiatório após tantos fracassos? Verdade é que o último instante de glória coral aconteceu nas mãos de Clóvis Dias. Ele levou o Ferrão ao bicampeão cearense em 1994/95 e vice-campeão em 1996. Portanto, quase tricampeão. Depois disso, disputas mil, interesses escusos, gestões não devidamente esclarecidas e parcerias duvidosas conduziram o Ferrão ao atual estado de desespero. Pior de tudo: a indiferença da maioria dos chamados dirigentes históricos. SOS, Ferrão!
Os tormentos
O Ceará há meses tenta solucionar o que mais o atormenta: as falhas da defesa (principalmente nos minutos finais, quando entra em pânico) e os erros de conclusão. Houve instante em que se pensou que esses dois problemas estavam resolvidos, mas eis que de repente a recidiva acontece. Até parece doença crônica, incurável.
Atacante do Ceará
Bruno, de 18 anos, 1,85m, jogava futebol nas areias de Campos Sales. Foi visto pelo ex-árbitro Dacildo Mourão que o trouxe para o Ceará. Resultado: em dois meses, Bruno chamou a atenção do técnico Sérgio Alves. Ganhou a condição de titular do sub-20 alvinegro e se mostra como a nova promessa de Porangabuçu. De olho nele.
Sem preferência
Se a fase classificatória da Série C terminasse hoje, o adversário do Fortaleza seria o Duque de Caxias. Mas, como faltam três rodadas, muita coisa poderá acontecer. O Fortaleza ainda mira o primeiro lugar. Quatro clubes lutam pelas duas últimas vagas: Duque de Caxias/RJ, Caxias/RS, Oeste/SP, Vila Nova/GO. Um desses será o adversário do Leão. Qual o preferido? Pelo que ouvi, não há preferência. Motivo simples: quem se habilitar estará no nível dos demais. Caberá então ao Fortaleza fazer a sua parte, independente do adversário.
Salto de qualidade
A volta por cima quem deu foi o goleiro do Fortaleza, Lopes. Superou a desconfiança da própria torcida. Bastava uma pequena falha para crucificarem o goleiro. O tempo cuidou de fazer justiça. Claro, ele pode até sofrer frango porque faz parte do jogo. Mas a verdade é que Lopes está muito bem. No momento é o melhor goleiro do futebol cearense.
De joelhos, tipo oração. Conselho, pedido, orientação. Mota e PC num dialogo. PC aponta os rumos. Mota escuta atentamente. Na hora que a bola rola, um a correr, outro a gritar. Mota tem sido importante, ora armando jogadas, ora fazendo gols. O problema é a oscilação: às vezes, o destaque; às vezes, o sumiço.
Selecionadas
Hoje, às 15h30, em Malmoe, pela primeira vez na história, Brasil x Iraque. Zico, pela terceira vez treinador de seleção adversária. Anteriormente, com o Japão: 2005, na Copa das Confederações, deu 2 x 2. Em 2006, na Copa do Mundo, Brasil 4 x 1. Ranking da Fifa: Brasil, 14º; Iraque, 80º. (Dados de Airton Fontenele).
´´O jogo com o Santa Cruz certamente será complicado, mas a gente vem fazendo bom trabalho durante a semana. O grupo é maduro, experiente e sabe o que quer".
Elton
Volante do Fortaleza