Matéria-1186409

O lanterna no caminho

Em certames anteriores, tantas vezes o Ceará tropeçou diante de times da zona de rebaixamento que até virou complexo: quando chega a hora de encarar equipes em situação assim, dá receio. O comentarista Sérgio Pinheiro diz que o Ceará tem a mania de ressuscitar defunto. De certa forma isso vale como oportuna advertência. O Ipatinga chega como último colocado. Mas vale lembrar que o Ipatinga empatou com o Vitória (1 x 1), melhor time da Série B. Prefiro entender que esse empate foi obra do acaso. Afinal, o Ipatinga vem de uma sequência de derrotas. Não quero acreditar que venha interromper tal sequência exatamente aqui. Fica o alerta.

Desprestígio

Conseguiram reduzir a quase nada o interesse pela Copa Fares Lopes. No jogo de ida da decisão (Horizonte 1 x 1 Guarani/J), o "Domingão" recebeu público minguado. E vejam que em disputa está uma vaga na Copa do Brasil. Que decepção! Sobre o jogo, o time de Roberto Carlos perdeu uma carrada de gols e poderá pagar muito caro por isso.

Rosário de Vitórias

As vitórias de Vica com o Fortaleza: ganhou do Paysandu (1 x 0 e 3 x 1), do Salgueiro (2 x 1), do Treze (2 x 1), do Santa Cruz (2 x 0), do Icasa (2 x 0) e do Guarany (4 x 1). Empatou com Cuiabá (0 x 0), Águia (0 x 0), Luverdense (3 x 3) e Salgueiro (0 x 0). Vica não sabe o que é derrota no Leão. Foi o Nedo que perdeu para o Luverdense (2 x 0).

Atitude

Venho chamando a atenção do presidente da FCF, Mauro Carmélio, sobre a responsabilidade que ele terá na defesa da preservação do Campeonato Cearense. Cuide de fortalecer o certame estadual e não permita que nenhuma ação contrária a tal iniciativa prevaleça. O Campeonato Cearense é patrimônio esportivo do Estado. Torná-lo viável e lucrativo é o desafio. Não queira Mauro entrar para a história como o homem que afundou o certame estadual, levando-o à extinção. Que entre como o homem que o robusteceu e o preservou.

Vencedor

José Luiz Mauro é seu nome. Mas o apelido é Vica, que começa com o "vi", da vitória, o "vi" da vibração, o "vi" da virada. Vejam como ele comera gols e triunfos. Seu trabalho no Fortaleza tem sido notável. Aliás, logo na estreia em Belém, já começara com "vi", ou seja, vitória sobre o Paysandu.

Vítima

Clodoaldo não soube aproveitar as últimas chances. É lamentável. O Baixinho se nega a fazer tratamento contra o alcoolismo. E essa dependência o impede de continuar como profissional. Foi afastado do Horizonte. Pena ver um talento se desmanchando. Falta de ajuda não foi. Não dá mais para salvar o atleta, mas há tempo ainda para salvar o homem...

Seleção

Numa entrevista exclusiva à TV Diário, o atacante cearense Osvaldo, hoje no São Paulo, disse que sua pretensão é chegar à Seleção Brasileira. Pelo visto, chegará mesmo. Desde que passou a ser treinado por Ney Franco, Osvaldo danou-se a assinalar gols. O pesquisador Airton Fontenele afirma que ele vem jogando melhor que Lucas Silva.

"Lamento a ausência do Juca. Mas quem entrar no lugar dele terá condições de fazer bom papel. O elenco aqui é de qualidade. Há como cobrir os problemas que forem surgindo".

Luizão
Zagueiro do Ceará