Matéria-1185220

Primeiro da chave

O Fortaleza tem todas as condições de chegar como primeiro do Grupo A. Faltam cinco jogos e a distância que o separa do líder, Luverdense, é de três pontos. O Fortaleza enfrenta Treze, Cuiabá, Santa Cruz, Icasa e Guarany. O Luverdense enfrentará o Salgueiro, Guarany, Águia, Santa e Treze. O Leão não mais pegará Águia e Salgueiro. O Luverdense não pegará Cuiabá e Icasa. Há, portanto, equilíbrio de situações. A possibilidade de o Fortaleza terminar em primeiro é viável. E seria bom para nas quartas pegar adversário teoricamente menos resistente.

Tempo!

Nada de avaliar Magno Alves pelo segundo tempo que jogou ou pelo gol que perdeu. Correto será avaliação depois de alguns jogos, quando ele estiver mais entrosado e num melhor ritmo de jogo. Aí, sim, poderá ser feita cobrança mais forte.

Adversário

Pela situação de momento, o Fortaleza pegaria o Chapecoense. Mas, se chegar como primeiro do grupo, poderá pegar Caxias, Vila Nova ou Oeste. Já é hora de pesquisar sobre os possíveis adversários. O Chapecoense tem a melhor defesa da competição.

Passes

Impressionou-me sobremaneira o número de passes errados dado pelo Ceará em Curitiba. Preocupa porque muitos deles na saída ao ataque, proporcionando ao Atlético o contra-ataque. PC Gusmão precisa pedir mais atenção sobre isso.

"Este ponto fará a diferença no final. Empatamos com um time que há 16 jogos não perde em casa. E abrimos oito pontos sobre o concorrente".

Doda
Meia do Fortaleza

Retorno

Vendo a vulnerabilidade da defesa do Ceará em Curitiba, já em razão do frágil combate e erros de marcação na intermediária, creio que já está na hora de PC repensar o sistema, inclusive reestudando a melhor maneira de aproveitar a força de Heleno no combate. Observem como saíram os gols do Atlético/PR.

História

Ótimo o livro "Do São Cristóvão ao Guarany - A História do Futebol Sobralense", escrito por Firmino Dias Lopes. Conta episódios incríveis como do ponta Jaldemir, que estava no banco do Bugre e foi expulso, pois teria oferecido Cr$ 1.000,00 ao árbitro Lourálber Monteiro para que este desse uma mãozinha. O juiz indignado o expulsou.

Êxito total

Técnico cearense Flávio Araújo feliz da vida: obteve o terceiro acesso nacional. No empate (0 a 0) do Sampaio com o Mixto/MT, subiu o Sampaio Correa para a Série C. Em 2009, subira o Icasa da Série C para a Série B. Em 2011 subira o América/RN da Série C para a Série B. É mesmo como disse Jesus Cristo: "Um profeta só não é honrado em sua terra e na sua casa".

Recordando


Fato curioso aconteceu no Campeonato Cearense no dia 08 de agosto de 1978. No jogo Tiradentes 1 x 1 Guarani/J no PV, o time de Juazeiro do Norte atuou com apenas 10 jogadores, o que tinha para colocar em campo. Isso consta da súmula da partida, registrada no arquivo esportivo do pesquisador Eugênio Fernandes Fonseca. Tiradentes: Tarcísio, Carlito, Nilo, Félix e Luís Augusto; Dudé (Da Silva) e Nilsinho; Oliveira Cearense, Tucides, Dedé e Williame. Técnico - Francisco de Castro. O Guarani/J: Jurandir, Roberto, Airton, Luís Caucaia e Acilon; Carlos Alberto e Santos; Honorato, Manoel e Zezinho. Técnico - Edson Francisco de Sousa (Edinho). Árbitro - Hilton Alcântara. Auxiliares - José Nival e Adoniron de Almeida.