Matéria-1184045

Times parecidos

O Ceará, de certo tempo para cá, inverteu a situação. Aprendeu a jogar melhor fora de casa do que no PV sob pressão da torcida. Isso leva a galera a acreditar numa vitória sobre o Atlético/PR logo mais em Curitiba. E é possível, sim. Mas que não haja ilusão: ganhar em Curitiba sempre foi muito complicado. Hoje, as forças são semelhantes. Trafegam mais ou menos no mesmo patamar. No Atlético, o meia Elias vem dando as cartas. E o técnico Drubscky manteve o time que perdeu para o Goiás. No Ceará, expectativa sobre a estreia de Magno Alves. Potencial ofensivo deve ganhar força com ele.

Esperança

Não interessa o tempo que Magno Alves permanecerá em campo. Interessa, sim, que ele faça a sua parte, isto é, muitos gols. Os ajustes virão por acréscimos, na medida e sequência do próprio campeonato.

Fórmula

Forte na marcação e nos contra-ataques, o Ceará ganhou quatro dos cinco últimos jogos fora (empatou um). Como, segundo Leonardo Mendes Jr da Gazeta do Povo de Curitiba, "o Atlético tem dificuldade para furar retrancas", boas as perspectivas para o Vozão.

Torcida coirmã

Criaram irmandades que não sei como nasceram nem como prosperaram. Torcidas coligadas entre times de estados diferentes. Isso só tem servido para complicar. Que mancada! Torcidas isentas não passam vexame fora. As coligadas sofrem.

"A convocação da seleção era um evento que parava o Brasil. Hoje alcançou um grau de vulgaridade que não impressiona mais a ninguém".

Aldo Rebelo
Ministro dos Esportes, à Revista Veja

Liderança

Na rodada, mais uma chance de o Fortaleza chegar à liderança. Terá de ganhar seu jogo e torcer por vitória do Icasa sobre o Luverdense. Aliás, é incrível como esse time do Mato Grosso tem mantido a invencibilidade. Ainda quando em desvantagem no placar, não se afoba e vai buscar o resultado. O Verdão poderia dar uma mãozinha ao Leão.

Respeito

Jogar na casa do Salgueiro é diferente de jogar no PV. Aliás, aqui mesmo o Salgueiro jogou bom futebol. Deu muito trabalho. Vi na TV a explanação do técnico Vica, advertindo o grupo sobre a necessidade de tomar certos cuidados e ter muita atenção. O histórico do Salgueiro em casa exige mesmo as providências que o técnico Vica pediu.

Debate ao vivo

Amanhã não haverá o Debate Bola (TV Diário). Excepcionalmente, no lugar desse programa esportivo, haverá um outro debate, ou seja, o Debate Político no qual os candidatos a prefeito de Fortaleza mostrarão suas propostas para comandar por quatro anos os destinos da nossa cidade. Como mediador estará o experiente jornalista Edison Silva.

Recordando


Agendados para homenagens no Debate Bola (TV Diário) dos dias 30 de setembro e 7 de outubro, respectivamente, Da Costa e Alexandre Nepomuceno, ídolos em épocas diferentes. Da Costa irá acompanhado do comentarista Daniel Campelo, que foi seu maior fã. Na década de 1970, Da Costa veio para o Ceará. Foi campeão cearense pelo alvinegro em 1971. Depois foi para Portuguesa/SP. Da Costa voltou contratado pelo Fortaleza. Já Alexandre Nepomuceno foi tri cearense pelo Ceará (1961/62/63), brilhou também na Seleção Cearense, terceira colocada no Brasileiro de Seleções em 1962. Notabilizou-se por ter marcado com eficiência o Rei Pelé, fato que gerou o interesse do Santos. Não sei a razão por que sua ida não se concretizou.