Proibições e limitações
Não conheço detalhes dos contratos assinados pelos jogadores, com relação ao direito de dar entrevistas. O atacante Osvaldo, ex-Ceará e ex-Fortaleza, alegou não poder dar entrevista porque só poderia concedê-la com autorização do São Paulo. Depois de muita insistência do repórter, ele acabou cedendo. Certamente, pelo contrato, o jogador só poderá dar entrevista se na frente de um banner do patrocinador ou com a camisa onde a marca publicitária apareça. Pelo visto o clube não compra apenas o futebol do atleta, mas também a sua voz. Receberá o jogador alguma cota extra por isso? Sobre o assunto, seria interessante um pronunciamento dos procuradores dos atletas.
Lição
Guto e Rafinha deram belo exemplo de educação e lhaneza. Logo após Cleo ter esnobado o repórter, Guto e Rafinha pararam e deram entrevista muito interessante, analisando nuances da partida. Assim fazem os atletas que não se deixam levar pelos deslumbramentos transitórios. E sabem ter comportamento respeitoso para com todos.
O Rei
Na Copa de 1998, no Parc des Princes, em Paris, Pelé deixou a segurança e atendeu o repórter Victor Hannover, dando-lhe entrevista exclusiva. Dias depois, no Stade de France, em Saint Dennis, o mesmo Pelé, com a mão no ombro de PC Norões, deu entrevista para a Verdinha. O Rei, simples, sem banca. A quem interessar possa...
Entrevistas
Há jogadores que não dão entrevistas porque controlados por força contratual e há outros que não dão entrevistas porque deselegantes ou pela carência de educação. Domingo, fiquei desapontado com o atacante Cleo. A forma com que descartou a entrevista solicitada foi chocante, tanto pela descortesia quanto pelo explícito desdém. Nem por isso deixarei de admirar o futebol desse atleta aqui elogiado incontáveis vezes. E continuarei opinando por sua melhor utilização no time principal do Fortaleza. Cleo é ótimo jogador. Tema para reflexão.
Homenagem
Flagrante da homenagem prestada por Saraiva Júnior ao pesquisador Airton Fontenele na Sala João Saldanha.
A partir da esquerda: pesquisador Eugenio Fonseca, Airton Fontenele, Saraiva Júnior e Cristiano Santos, todos integrantes do Memofut/CE, que trabalha pela preservação da memória do futebol cearense.
Recordando
O colaborador Elcias Ferreira enviou-me esta foto, mas não especificou a data. No primeiro plano, aparecem Irazer Gadelha (advogado e apresentador de televisão) e, nos braços da torcida, o famoso William Pontes, que, nas décadas de 1950 e 1960, foi várias vezes campeão cearense pelo Gentilândia, Ceará e Fortaleza.
Selecionadas
Pela terceira vez, volta hoje em Goiânia o Superclássico das Américas - Brasil x Argentina", sem jogadores do exterior. Em 2011, em Córdona (0 x 0), e em Belém, Brasil 2 x 0. Entre os convocados, 8 remanescentes dos dois jogos de 2011: Jefferson, Dedé, Réver, Paulinho, Ralf, Leandro Damião, Neymar e Lucas Silva. (Dados de Airton Fontenele).
"Entramos no jogo, fizemos 2 a 0. Saímos do jogo, tomamos a virada. Aí, voltamos ao jogo e ganhamos a partida. Essas desatenções não podem mais acontecer".
Juca
Volante do Ceará, explicando as oscilações na vitória sobre o Joinville