Matéria-1179458

Ritmo alucinante

Ninguém esperava um primeiro tempo tão alucinante de Fortaleza e Luverdense. Gols em profusão. Velocidade. Pênaltis. Jogo fora dos padrões normais. E um árbitro, Pablo Gonçalves, a complicar. Rubinho, Valdir Papel e Carlos Alberto atormentaram a defesa do Fortaleza que, confusa, tomou três gols. Mas a reação tricolor foi na mesma medida. Esley e Assisinho puxaram o ritmo. Com dois gols de pênalti marcados por Geraldo e um de Assisinho, o placar, 3 x 3, retratou o equilíbrio. Na fase sinal, quando Rubinho foi expulso, o ritmo caiu. O visitante fez a retranca. E o Leão não teve competência para rompê-la.

O melhor

A habilidade de Assisinho fez feito a diferença. No pênalti cometido por Régis, Assis o envolveu de tal forma que o deixou sem outra saída senão cometer a falta. Assis fez um gol de falta e, em outro lance brilhante, após driblar vários adversários, mandou bola na trave. Assis foi o destaque.

Recordando

Como as fotos antigas estão escasseando, minha memória há buscado nomes que fizeram a história do futebol cearense. Um trio de sucesso no Ceará nas décadas 1950/ 1960: o goleiro Ivan Roriz (carinhosamente também chamado de Ivan Boião) e os zagueiros Pelado e Alexandre. Ivan morreu faz alguns anos. Após encerrar a carreira, Ivan dedicou-se à sua Fábrica de Doce Real, onde durante muitos anos trabalhou Gildo, o maior ídolo alvinegro. Não sei notícia do zagueiro Pelado. Quanto a Alexandre Nepomuceno, após pendurar as chuteiras ele exerceu a função de treinador. Mas logo se dedicou à Ótica Alex que ele abriu na Praça dos Voluntários. Tenho grande admiração pelo Alexandre e gostaria muito de homenageá-lo no Debate Bola. Aguardo contato.

Detalhes

Valdir Papel atormentou a zaga tricolor. /// Rubinho é o cérebro do visitante. Quando foi expulso, o Luverdense sumiu. /// Ray pecou por prender a bola. A torcida se irritou com isso. /// Sentida a ausência de Waldison, o goleador. /// O Luverdense é bem aplicado.

Notas & notas

João Marcos fez um partidaço na vitória do Ceará sobre o Guarani. Dele muito a torcida espera em Natal amanhã. /// Robert, embora tenha presença de área, precisa melhorar o índice de acertos nas finalizações. /// Eusébio é dedicação total.

Frase

"Agradeço a Deus a felicidade dessa vitória. E dedico este gol ao meu sobrinho Pedroca, que acompanhou o jogo no Rio de Janeiro" Márcio Careca - Ala do Ceará, após o jogo em que fez o gol da vítória sobre o Guarani/SP

Minutos finais

Foi sufocante, mas diante do Guarani/SP finalmente o Ceará superou o pânico dos minutos finais. Ainda assim, em dois lances, quase que estragava tudo. Espero que amanhã, no jogo em Natal, quando enfrentará o ABC, essa síndrome não retorne. Ela preciosa ser aniquilada, antes que muitos torcedores alvinegros sofram ataques cardíacos.

Ranking Fifa

A China ocupa o 78º lugar. Pelo visto, o Brasil tem muito o que "aprender" com os chineses. Hoje, em Recife, às 22 hs, as seleções principais de Brasil e China enfrentar-se-ão pela terceira vez. Na Copa de 2002, em Seogwipo, Brasil 4 x 0; em 2003, amistoso em Cantão, 0 x 0. Dos atuais convocados, nenhum remanescente. Dados de Airton Fontenele.

Alegria

Querido Sebastião Belmino, o mais festejado comunicador da crônica esportiva cearense, estará de volta hoje, às 11 horas, ao comando do programa A Grande Jogada (TV Diário). Pela irreverência, simpatia e inigualável audiência, o Bel garante público diversificado. Do jovem ao idoso, Belmino ganha a preferência. Para ele não há faixa de idade.