Sintonia na defesa
Gostei do Ceará em Minas Gerais, máxime no primeiro tempo. Não gostei nem um pouco do Ceará na derrota diante do Vitória. Gostei da defesa do Ceará (Thiego, Daniel Marques e Luisão) em Minas. Não gostei nem um pouco da defesa do Ceará no seu jogo mais recente no PV. Já é hora de estabilizar, isto é, dar continuidade ao trabalho bom, sem oscilações. Hoje, o Guaratinguetá é o desafio. O próprio PC Gusmão disse que espera do trio defensivo a continuação do desempenho positivo mostrado em Minas. Da sintonia fina está dependendo o campeão cearense. Há indícios de que esta vem chegando. Ótimo. Assim espera PC Gusmão. Assim espera a crônica. Assim espera a torcida.
Fim da Copa
Não tenho mais dúvidas: pelo andar da carruagem, a Copa Fares Lopes encaminha-se para a extinção. O projeto era excelente: colocar em ação no segundo semestre os times médios e pequenos, dando-lhes também a chance de uma vaga na Copa do Brasil. Mas faltou um promotor de eventos, tipo Sílvio Carlos, para alavancar a competição. O que se nota hoje é o desinteresse. Em Horizonte, coisa recente, o jogo atrasou por falta de policiamento. Na Barra, a iluminação do estádio apagou duas vezes. Vários clubes desistiram. A Copa Fares Lopes está morrendo à míngua.
O time está marcando bem. Isso cria um clima de confiança e tudo passa a dar certo. Mas o nosso interesse maior é terminar a fase em primeiro lugar, ultrapassando o Luverdense".
Elton
Ótimo volante do Fortaleza
Planejamento
O Fortaleza viajou ontem para Marabá, onde jogará amanhã. Planejamento perfeito. Grupo evita o estresse quando madruga na cidade do encontro. Tenho dito que o Leão está trabalhando profissionalmente em todos os segmentos. Os resultados positivos não estão vindo por acaso. Desta vez a porta da subida está aberta para o Leão.
Preparação
Um dos segredos do Fortaleza é a ótima preparação física do grupo. O jovem Roger Gouveia há aproveitado a oportunidade oferecida pela diretoria do clube, que prestigiou neste parte um valor da terra. Roger conseguiu também angariar o respeito e a simpatia do grupo de atletas. Isso é fundamental ao êxito do trabalho.
Frases
Às vezes, as frases colocadas na coluna deixam na dúvida os próprios autores que se perguntam: quando eu disse isso ao Tom? Na verdade, as frases não são ditas diretamente a mim. A maioria delas eu pinço de entrevistas que escuto no rádio ou na televisão. São manifestações interessantes porque representam a maneira espontânea de cada um.
SOS, Mauro!
O que poderá ser feito para salvar a Copa Fares Lopes? Resposta: pôr em ação os clubes que ficam inativos no segundo semestre. Se estiverem em ação, também haverá garantia de emprego para muita gente. Não é o que está acontecendo. Mauro Carmélio, presidente da FCF, tem de buscar solução para o problema. Viabilizar a competição é tarefa dele.
Recordando. Homenagem ao querido radialista Carlos Alberto, que aparece à esquerda do colunista. Carlinhos morreu há dias em Curitiba. Foi locutor e discotecário da Rádio Uirapuru na década de 1960, apresentador do "A Cidade Recorda" na Rádio Cidade AM e locutor do Castelão e do PV durante anos. Foto batida quando de visita à casa do pesquisador Airton Fontenele.