Faltam trinta e três pontos
Ontem mostrei o mínimo número de pontos que leva um time à Série A na última vaga do G-4. Desde 2006, quando passou a contar com 20 clubes, jamais ficou fora quem alcançou 63 pontos. E mostrei que em 2009, o Atlético/GO, último lugar do G-4, subiu com 65, mas com 63 também teria subido, pois o 5º colocado, a Portuguesa, fez apenas 62. Portanto, o Ceará teoricamente precisará de mais 33 pontos. O Vozão jogará nove partidas em casa. Se fizer o dever, chegará aos 57 pontos. Aí terá de buscar seis pontos lá fora. Tudo ainda muito difícil, complicado, mas perfeitamente alcançável.
Adversários
O Ceará receberá no PV: Guaratinguetá, Guarani/SP, Joinville, Ipatinga, América/RN, Paraná, Avaí, CRB e Bragantino. Portanto, três que estão na zona de rebaixamento jogarão aqui: Guaratinguetá (17º), Bragantino (18º) e Ipatinga (19º). Turma do desespero.
Apenas um
No PV o Ceará receberá apenas um time do atual G-4: o Joinville. Será no dia 15 de setembro, um sábado, às 16 horas. Os demais do G-4 do momento (Vitória, Criciúma e Goiás) o Ceará terá de enfrentá-los no domínio deles.
Defesa. O zagueiro Thiego fez o mais importante gol do jogo em Minas. Nos minutos finais, ele colocou o Ceará na frente (2 x 1). A defesa do Ceará ainda está sendo alvo de críticas. Mas vale registrar que os três zagueiros já marcaram gols: Daniel Marques (1), Luizão (2) e Thiego (1). Positivo.
Os zagueiros Thiego, Luizão e Daniel Marques jogaram bem. Agora é torcer pela continuidade do acerto do trabalho deles".
PC Gusmão
Técnico do Ceará
Águia
Alô, Marabá, Pará! O Leão tem o Águia atravessado na garganta. Esse time paraense há muito complica o Leão. É hora de acabar com o complexo. Vi o Águia no PV. É limitado. O Icasa bateu no Águia (2 x 1 no Romeirão). O Fortaleza de hoje não tem mais nada a ver com aquele da estreia diante do mesmo Águia. Há outra história para ser contada.
Agosto
Números de Mano Menezes de agosto/2010 a agosto/2012. Seleção principal: 26 jogos (16 vitórias, 5 empates, 5 derrotas -perdeu a Copa América 2011). Seleção Olímpica julho/ago/2012: 7 jogos (6 vitórias; 1 derrota). No ranking da Fifa: de 3º (ago/2010) a 13º (ago/2012). Dados de Airton Fontenele.
Otimismo
Gostei da entrevista do Ray na TV Diário. Após tanto tempo num processo de recuperação, ei-lo pronto para a luta. Sua declaração sobre o Luverdense, atual líder, foi de respeito. Mas Ray entende que o Fortaleza, pelo time que tem, deveria estar na liderança. Segundo ele, o foco é chegar no primeiro lugar. Daí o Leão só pensar em nova vitória no Pará. Tem razão.
Recordando. Em 1969, a Rádio Dragão do Mar tinha sua sede no fim Av. Antonio Sales. Na época não existia sequer a Av. Virgílio Távora. Ali só havia terrenos e mato. O chefe da equipe esportiva era o repórter e comentarista Gilvan Dias, que brilhara como goleiro e treinador. O narrador Jaime Rodrigues, que já se afastara do rádio onde brilhara na década 1950, lá passou pouco tempo. Logo saiu porque tinha outras ocupações. Os repórteres eram Ricardo Pontes, Hélio Rocha Lima e Haroldo Moura. O plantonista, Fortunato Pinha. Nessa época foi revelado na Dragão o ótimo narrador Carlos Fred. Lá também começou o narrador Bezerra de Menezes, o Bezerrão. De São Paulo veio o bom narrador Luciano Silva. Perdi o contato com ele. Dessa equipe esportiva já morreram Gilvan Dias, Jaime Rodrigues e Bezerra de Menezes. Restou a saudade.