Matéria-1168028

Ameaça de extinção

Fiquei atendo à entrevista do presidente Mauro Carmélio a respeito do calendário que a CBF divulgará para 2013. Entrará na grade o Campeonato do Nordeste. E o espaço para o Campeonato Cearense? Pelo visto ficará cada vez mais restrito. É preciso examinar a questão com muito cuidado. Não de hoje se fala no fim dos certames estaduais porque tidos e havidos como deficitários. Há interesses não devidamente confessados dos que querem ocupar esse espaço com uma competição regional maior. Se assim for, estarão acabando com uma das mais tradicionais competições da história futebolística brasileira. A ameaça de extinção existe. Qual será a posição da FCF?

Clamor

Interessante como cresceu o coro pela volta de Cleo à condição de titular. Motivo simples: como o time, apesar das três vitórias seguidas e um empate, ainda demonstra futebol vacilante, não convincente, a força de Cleo se faz notar sempre que ele entra na fase final. Por que não escalá-lo de início, pois? É para o técnico Vica refletir.

Sem interferência

Não quero que a referência a Cleo, várias vezes aqui registrada, seja entendida como pressão. É apenas uma simples observação. Nada de querer influir no pensamento do treinador. Vica é profissional competente e sabe perfeitamente diferenciar uma coisa da outra. Ele é que pode decidir pelo melhor, pois vive o cotidiano do clube.

Sem milagre

Com Robert, o Ceará abriu nova etapa de contratações. Mas não queiram cometer o equívoco de elegê-lo salvador da pátria. Colocar nos ombros de um atleta só a responsabilidade de recuperação total é erro primário. Ele terá de juntar-se a novos contratados, além de contar com o compromisso coletivo do grupo. Não há milagre num campeonato de longa duração: há trabalho, união, convergência de atitudes e de propósito. Robert é esperança. Mas não apenas ele. Outras ações paralelas terão de ser executadas.

Recordando

Década de 1980. Ex-árbitro Monteiro da Silva então no quadro da FCF. Ele também atuava com muita competência como auxiliar. Na época era comum o profissional ser escalado ora como árbitro, ora como "bandeirinha". Monteiro era fiel seguidor da escola do saudoso professor Alzir Brilhante. (Colaboração de Jurandy Neves de Almeida).

Medida forte

Luís Torquato está tendo dificuldades no encaminhamento do Guarany na atual Série C nacional. Já mudou de treinador, demitiu jogadores, fez limpeza no grupo, mas os resultados não são nada animadores. Agora, com nova medida de choque, ele espera resultados imediatos. E logo, domingo próximo, contra o Treze na Paraíba.

"É preciso muito cuidado nas próximas rodadas. O Ceará está mais perto do Z-4 do que do G-4. Por isso mesmo terá de ganhar do Grêmio Barueri para não se expor a risco maior".
Bosco farias
Narrador da TV Verdes Mares

Tricampeão. O conselheiro do Ceará, Sacha Jucá, comemora hoje seu aniversário. Na foto, Sacha ao lado de sua filha, Inês Burlamaqui. Ele afirma que uma de suas maiores alegrias na vida foi, na condição de diretor de futebol, ter conquistado um tri estadual pelo Ceará na década de 1990. Parabéns.