Numa boaO Ceará e suas incógnitas. PC luta para acertar. O time quer acertar. Os jogadores se esforçam. Mas as visíveis limitações não permitem que o alvinegro alcance patamares razoáveis. Permanece a apreensão. O Vozão só entenderá possível o retorno à "Série A" quando encaixar três vitórias seguidas. Aí, sim, haverá a retomada da confiança. Com as oscilações, o medo se estabelece. Hoje, diante do Boa Esporte, previsíveis dificuldades. O Boa vem no embalo da vitória sobre o América/MG, que já foi líder. Adversário para ser enfrentado com os devidos cuidados. Mas sem medo.
O Boa Esporte
Campanha semelhante à do Ceará. Mesmo número de vitórias, empates e derrotas. O Boa está melhor apenas no saldo de gols. E por isso uma posição na frente do Vozão (12º e 13º). Do Boa, conheço apenas o atacante Vanger, que teve bela passagem pelo Horizonte. Ele é muito bom.
ParticipaçãoPor mais paradoxal que pareça, é na ausência de um atleta que mais se vê a sua importância para o grupo. Caso de Mota. No Paraná foi visível a falta que ele fez ao esquema. Não me refiro às finalizações, mas à ação dele na formulação das jogadas.
"Meu primeiro objetivo é defender. Mas não percam de vista os 82 gols que eu já marquei, mesmo na função de zagueiro".
André Turatto
Zagueiro do Icasa
Análise
Guto, que não entrou bem contra o Treze, é merecedor de novas chances. Com um pouco mais de ritmo, ele ainda é o melhor na posição, máxime pela produção oscilante de Kauê. Mas Guto precisa querer mais. Eu o achei sem o entusiasmo de antes. Falta de estímulo?
Virtude e defeito
Cleo segue com dificuldade nas finalizações. Foi assim diante do Treze. Em compensação, é quem incendeia, inflama, provoca a reação e leva o Fortaleza às vitórias. Foi com Cleo que o Leão promoveu a virada sobre o Treze. E não é preciso dizer mais nada.
EstranhoTarcísio Pugliesi, técnico do Icasa, estava revoltado com a presença de "traíras" que, segundo ele, passaram informações do Icasa para o Guarany/S. Cabe ao Pugliesi em questão denunciá-los à direção do clube, pedindo o imediato afastamento dos indesejáveis.
Olimpíada
Hoje, às 15h45, Grã-Bretanha x Brasil, futebol feminino. Pela primeira vez em Olimpíadas enfrentar-se-ão. Ambas estão invictas com vitórias sobre Camarões e Nova Zelândia e classificadas para as quartas. (Dados de Airton Fontenele).
Calma. Soube que o zagueiro Potiguar, do Ceará, está magoado com as críticas. E, por isso, tem evitado a imprensa. Calma, Potiguar. Você tem valor, é bom. O Momento ruim é do sistema defensivo como um todo. A crise passa. Breve você poderá mostrar outra vez as suas qualidades.
Recordando. Década de 1970. Arthur e Pedro Basílio no Ceará Sporting Club. Dois nomes que, pelo elevado talento, entraram para a história do futebol cearense. Arthur morreu em agosto de 2007. Na época exercia a função de treinador. Pedro Basílio morreu em novembro de 2007. Também exerceu a carreira de treinador. Eles fizeram parte de uma vitoriosa geração. (Colaboração de Elcias Ferreira).