Matéria-1161904

Asas ao Ceará

Vitória. Sonhar alto. Pensar alto. O Ceará precisa de asas para voar. Coincidência: vem uma Asa por aí: Agremiação Sportiva Arapiraquense. O Ceará tem de ganhar as alturas para alcançar padrão capaz de elevá-lo à Série A. O padrão atual é limitado e não permite imaginar tal proeza. Pelo que vem apresentando, o time não cairá para a Série C, mas também não terá forças para voltar à elite. Estacionará onde por longos 16 anos permaneceu até o dia em que PC Gusmão o fez subir. Aí está o mesmo PC, com sua mesma vontade de acertar, mas desta vez com dificuldades inexplicáveis diante de tantas contratações que foram feitas. O time emperrou. Está difícil.

Avanços

Apesar do tropeço em casa diante do São Caetano, notei avanços na marcação do Ceará. Além disso o time foi prejudicado porque sofreu um gol irregular (houve falta no goleiro Fernando Henrique do Ceará). Mas falta ao Vozão o algo mais que o colocará acima da média. Ainda bem nesta Série "B" nem os do G-4 estão num padrão muito elevado.

Excedente

Quando o time está com padrão superior, passa por cima de erros de arbitragem e consegue se impor pela competência. Esse mesmo Ceará em 2009, sob o mesmo comando de PC, superou até gol de mão marcado pelo Paraná Clube. E passou por cima de todos os percalços. O de hoje cria percalços até em lances mais simples.

Na memória

Quando uma formação não consegue apagar a imagem da anterior é porque não a superou na produção, na qualidade técnica e no resultado. Os meses passaram, competições também (Campeonato Cearense e Copa do Brasil), mas a torcida ainda lembra de Fabrício e Erivelton; Michel, Heleno e João Marcos. Por que? Resposta: porque ninguém conseguiu produzir melhor do que eles, porque eles passavam confiança, porque eles controlavam os adversários. Hoje, o Ceará não sustenta vantagem nem quando esta acontece aos 44 minutos do segundo tempo...

Notas & notas

A ótima estreia de Vica pelo Fortaleza é para ser comemorada mesmo. Se ganhar do Salgueiro, decolará de vez. O PV será pequeno para receber a massa tricolor. /// PC Norões como sempre sensato, equilibrado, no escrever, no comentar. Belo texto o da coluna que ontem esteve sob sua responsabilidade. Obrigado, caro amigo.

Selecionadas

Hoje em Middlesbrough amistoso Inglaterra x Brasil, seleções olímpicas, na reta final para a Olimpíada 2012. Única vez que se enfrentaram foi na Olimpíada de Roma em 1960 (Brasil 4 x 3). Nesta atuaram Gerson (Canhotinha de Ouro) e China (José Ricardo da Silva) que nasceu em Fortaleza. China marcou dois gols. (Dados de Airton Fontenele).

"A situação presente tem o dedo do Vica. Ele fez as modificações que entendeu necessárias e nós compreendemos. Estamos no propósito de melhorar mais"
Geraldo
Meia do Fortaleza

Recordando. Década de 1990. A partir da esquerda: Danilo Augusto, Eli Maradona e Joel Santana. Foto batida no Marina Park Hotel, quando da vinda do Botafogo a Fortaleza. Na época, Joel era técnico do Botafogo. (Colaboração de Jurandy Neves).