Hora da definiçãoO técnico PC Gusmão vê chegar a hora de tomar posição firme, determinada, para tornar hermético o sistema defensivo do Ceará. É impossível torná-lo totalmente invulnerável. Mas é viável transformá-lo num sistema seguro, confiável, longe da fragilidade que permite tomar dois gols por jogo. Verdade que o ônus não pode ser colocado apenas nos zagueiros Daniel Marques, Luizão, Thiego e Potiguar. Cada um pode ter certa dose de culpa nos tropeços. Entretanto, muito da situação negativa ainda repousa no combate que a meia-cancha tem que dar mais forte, mais eficiente. Nessa parte, também PC terá de cobrar melhor desempenho.
EstreiaAguardada com expectativa a estreia do técnico Vica no Fortaleza. Pega parada séria na Curuzu. Por mais paradoxal que pareça, melhor assim. Se perder, desde que não seja de goleada, será normal. Se empatar ou ganhar, vem num lucro muito grande: o Leão terá conquistado com sobra os dois pontos que deixou de ganhar no PV diante do Águia.
Sem comitivaElogiável a atitude do técnico Vica que veio sem cortejo de auxiliares. Veio só. O preparador físico Roger Gouveia foi efetivado. Roger esteve emprestado pelo Leão ao Guarani/J (vice-campeão cearense), ao Maranguape (chegou à semifinal) e ao Maracanaú, que subiu para a primeira divisão. Em boa hora, Roger é efetivado no Leão.
SoluçãoTer Mota, Romário e Itamar à disposição não é problema: é solução. Nesse caso, duas situações diferentes: Romário, abalado pelo bisonho desempenho no jogo anterior, quando perdeu dois gols incríveis, quer recompor a imagem de homem sereno, frio, calculista, nas finalizações; Itamar, que salvou o Ceará de iminente derrota diante do Criciúma, quer mais uma chance para consolidar a imagem de homem certo na hora certa nas conclusões. Mota fica numa posição mais cômoda porque dos três é o que faz melhor o papel de servir.
GentlemanO presidente do Fortaleza, Osmar Baquit, há se revelado um gentleman no relacionamento com a imprensa. No caso da demissão de Nedo Xavier e contratação de Vica, ele se mostrou muito atencioso. Nada de subterfúgios. Até suspendeu por instantes a reunião da diretoria para atender a um repórter de TV.
EstruturaSem alardes, os novos dirigentes corais estão reformando a sede do clube. Os dormitórios já foram modernizados. Agora a cozinha passará por total modificação. Os recursos são oriundos do novo conselho deliberativo e da Associação dos Amigos do Ferroviário. Os demais departamentos também serão posteriormente reformados.
"Correr atrás de resultado, após sofrer dois gols, é a pior coisa que tem no futebol. O time se desgasta, se desespera e dificilmente vira o placar. Quando muito, empata".
Fernand Henrique
Goleiro do Ceará
Recordando. Década de 1970. Dois ex-campeões cearenses de futebol profissional aí no time de racha da TV Verdes Mares. A partir da esquerda (em pé): Menezes, Ninoso (campeão pelo Fortaleza), Renato (campeão pelo Fortaleza) e Erdir. Na mesma ordem (agachados): Haroldo, Manoel, Edenias e o saudoso Sebastião Queiroz, ex- presidente do Sindicato dos Radialistas.