Matéria-1158160

Antes que seja tarde

Conversei com Osmar Baquit. Ele ainda abalado com a derrota do Leão no Mato Grosso. A direção tricolor, que viveu desagradável experiência na Série C do ano passado, quer agora antecipar-se aos problemas, não deixando tudo para a última hora como em 2011. O Fortaleza escapou do rebaixamento no jogo em que meteu 4 a 0 no CRB, gerando polêmica sobre possível abertura. Hoje, Baquit quer a retomada urgente do Fortaleza que, pela história e tradição, deveria estar no topo, em igualdade com o Paysandu. Providências urgentes, antes que seja tarde.

Na próxima. Opinião unânime a de que Doda estava dando show nos treinos. Entrou titular em Mato Grosso. Não se houve bem. Mas nada de julgamento definitivo. Nem de queimação.

Constatação

O que aumentou a insatisfação do presidente foi o fato de o time ter piorado após investir em contratações. "A formação anterior, no Campeonato Cearense, jogava melhor que a atual. Isso é inadmissível", disse Baquit. Tem de arrumar a casa, já.

Complicou

A perda do título estadual e os insucessos nas rodadas iniciais da Série C deixaram o técnico do Fortaleza, Nedo Xavier, numa situação insustentável. Como todo técnico vive de resultado, era de se esperar que houvesse a troca de comando.

Julgar o trabalho de um treinador apenas com duas rodadas realizadas é precipitação. É preciso mais tempo para avaliar melhor".
Daniel Frasson
Técnico de futebol

Sem interferência

Há treinador que se rebela quando algum cronista critica a escalação. Logo imagina que o cronista está querendo interferir. Não é isso. Da salutar divergência de opinião muitas vezes nasce nova luz, menos quando o técnico se acha sábio, dono da verdade.

Diferentes

Está na cara que o Ceará há encontrado dificuldade na montagem de forte sistema de marcação. Não é preciso ser expert para ver claramente como os adversários trafegam lépidos e fagueiros pelos verdejantes gramados do lado do Ceará. E não pode ser assim.

Missão

Revista nacional apontou o Paysandu como um dos mais contados a subir para a Série B. V-em acertando em cheio. A missão do Fortaleza, em Belém, será justamente ganhar dessa equipe que é líder e faz bela campanha sob o comando de Roberval Davino.

Empresários

O zagueiro Cleber, que não deu certo no Ceará, faz bonito no América de Natal. /// O atacante Isaac, que o futebol cearense não aproveitou, está bem em Natal. Já marcou cinco gols pelo América. /// Os olhos clínicos daqui só enxergam empresários...

Recordando. Década de 1960. É impressionante: esse raríssimo exemplar do rádio Cibrig, o primeiro fabricado no Ceará, está em perfeito funcionamento. Presente que recebi do colecionador, fotógrafo José Leomar. Não há dados históricos sobre o Cibrig. A fábrica ficava na Av. Fernandes Távora no Henrique Jorge. O Cibrig, na época, era o preferido dos torcedores. Uma febre. Não sei a razão por que a fábrica fechou, mas o prédio continua lá.