Matéria-1155703

Desesperado apelo

Alô, senhores técnicos de futebol dos times brasileiros! Eu vos peço, vos imploro: comecem a tentar trazer de volta para o Brasil a qualidade que a Espanha nos roubou. Acho até que a colocação certa não seria roubar (essa palavra pesa), mas copiar com exatidão. O que hoje Busquets, Xabi Alonso, Xavi Hernandéz, Iniesta, David Silva , Fábregas e companhia fazem, eu já vi no Cruzeiro de Tostão, Zé Carlos, Dirceu Lopes e Piazza; eu já vi no Santos de Doval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe; eu já vi no Flamengo de Zico, Andrade, Júnior e Adílio; eu já vi na Canarinho de 1958/62 e na de 1970.

O técnico

PC Gusmão é adepto do futebol de marcação forte. Tudo bem. Tem sua importância. Mas poderia começar a pensar no futebol que ele viu o Brasil futebolístico jogar e que encantou o mundo. Bem diferente do amarrado e feio que hoje jogamos aqui. Vai que é tua PC!

Lição

A magia envolvente era nossa. Aí um treinador brasileiro engessou o nosso futebol, copiando o então mecanizado futebol europeu. E teve seguidores. Matou a nossa arte que a Espanha copiou e fez ressurgir aperfeiçoada no toque e no estilo.

Súplica!

Senhores técnicos de times do futebol brasileiro! Soltem as amarras de seus jogadores. Liberdade à criação. A marcação forte, pesada, deve ser repensada. Ainda é tempo de recuperarmos a qualidade que um dia já foi nossa.

"Compreendo a insatisfação da torcida. É normal após um tropeço. Mas nosso compromisso continua: subir para a Série B".

Cleo
Atacante do Fortaleza

Encanto

Nossa melhor gratidão ao futebol espanhol de hoje, que devolveu ao mundo a arte que pensei para sempre pedida. Hoje quedo diante da TV para aplaudir o que há algumas décadas aqui já existia. Senhores técnicos brasileiros, devolvam ao público a alegria do futebol.

Avaliação

Momento certo para avaliar o potencial do Ceará será sexta diante do Criciúma. Comparar o padrão dos que estão no G-4 com os que querem chegar. Tenho visto vários jogos da Série B. Até agora não há nenhum time fora de série. Nem mesmo os do G-4.

Alguns jogos

A TV Globo comprou os direitos de transmissão da Série C (TVs aberta e fechada e Internet), mas só transmitirá ao vivo um jogo por rodada pelo Sportv. Até agora, do Fortaleza estão na grade apenas Paysandu x Fortaleza e Fortaleza x Guarany/S.

Notas & notas

De Daniel Moura e de Maria Rosary, recebi belo material sobre Sarita Montiel. Eles moram em Boa Viagem. Tentei agradecê-los, mas os fones não bateram. /// Achei um absurdo o torcedor vaiar o time do Horizonte em razão do empate com o Baraúnas.

Recordando

Fortaleza, 1966. A partir da esquerda (em pé): Moésio Gomes: Zé Carlos, Mário César (filho do famoso jogador Jombrega), Nivardo, Niltinho, Cavalcante e Edilson. Na mesma ordem (agachados): Etevaldo, Vanor Cruz, Edmilson, Chico Pombo e Zé Coelho. Creio ser essa uma formação do time ainda juvenil. (Colaboração de Elcias Ferreira).