Matéria-1151035

Experiência inusitada

Nedo Xavier, técnico de futebol. Muito bom. Foi ele quem estruturou o Fortaleza. Começou do nada, do zero. Foi vice-campeão cearense. Mas nem tudo foram flores. Passou alguns tormentos. Superou-os. Agora experimenta momento inusitado na sua vida profissional: prepara o time, prepara o time, prepara o time. E cadê o adversário? Situação desagradável: só treinos, treinos e treinos, seguidos de treinos, treinos e treinos. Enjoa, cansa, atormenta. Nedo comanda. Sim, comanda. Espera, espera, espera. Só mesmo no futebol brasileiro...

Há tempo para sorrir, há tempo para chorar. Armando Desessards que, como treinador, passou agonias na Barra, agora volta como coordenador técnico. E encontra novo momento, novos dirigentes, situação favorável. Desta vez tem tudo para realizar proveitoso trabalho.

Vitória

O jogo do Ceará com o atlético/PR, sábado, dia 23, ganhou maior importância. Com os resultados de terça, o Ceará ficou a 11 pontos do líder América/RN (16 pontos) e a oito pontos do último do G-4, o Vitória (13 pontos). Reduzir a distância virou obrigação.

Postura

O que se espera do Ceará é a mesma postura adotada na fase final do empate em Joinville: aplicação, marcação forte e busca incessante do gol. Foi assim que reverteu a adversa situação em Joinville. E que jogue bem nos dois tempos.

"Nós seguimos treinando. Não tem outra opção. Um dia o campeonato terá de começar. Aí estaremos preparados".
André Turatto
Zagueiro do Icasa, sobre Série C

Político

A CBF ainda parece tateando, numa interminável fase de transição. O presidente Marin fala como a maioria dos políticos: discurso bonito, mas lerdo nas ações. Prova disso: os problemas com as Séries C e D. Meu Deus, meses para solução.

Orientação

Quando um jovem, como Romário, começa a brilhar, é preciso muito cuidado. Nem sempre o jogador está preparado para fama. Uma orientação psicológica pega bem. O deslumbramento é perigoso, quando não controlado a tempo. PC não pode perder isso de vista.

Euro

Tenho visto a Eurocopa. Decepção foi a Holanda. Há boas seleções. O Brasil, se quiser ganhar a Copa das Confederações e a Copa do Mundo, terá de melhorar muito. O time de Mano terá de sair das badalações da mídia para verdadeiramente entrar em campo.

Profissionalismo

O operador de áudio, Cícero Paulo, é torcedor do Fortaleza. Foi ele quem fez a montagem e gravação do texto "A História da camisa Alvinegra", escrito por Marcel Barros com arte de Diego Mourão. Belo exemplo de profissionalismo do Cícero. Parabéns.

Recordando. 1940. Campo do Peñarol em Fortaleza. A partir da esquerda: centroavante Huílo Araripe, o técnico Raimundinho Paula (meu tio e padrinho) e o meia Zecândido, integrantes do Peñarol. Detalhe: Zecândido Fontenele completa hoje 90 anos de idade. Foi destaque no futebol cearense nas décadas 1940/1950. Parabéns. Zecândido é irmão do maior pesquisador da Seleção Brasileira, Airton Fontenele.