Nova etapaAgora chegou o momento da consolidação. A vitória sobre o ABC foi o passo inicial de um processo que terá de chegar à confiança absoluta. Esta fica0rá caracterizada quando o Ceará encaixar uma série de vitórias capaz de guindá-lo ao G-4. Isso não acontece da noite para o dia. O próximo jogo, em Joinville, será de extrema importância para avaliar se o grupo iniciou mesmo um processo ascensional ou se foi vitória estanque. Entendo que a atual formação ainda experimentará período de transição. E tudo dependerá dos resultados que virão.
Esperança. Robston trouxe à meia-cancha do Ceará a possibilidade de gradual crescimento de produção, na medida em que ele for adquirindo ritmo de jogo. Na estreia, Robston, mesmo não estando na condição ideal, agradou.
MetamorfosePC Gusmão não é bobo. Ele sabe que o time sob seu comando terá de jogar muito mais, caso queira subir para a Série A nacional. Basta lembrar o Ceará que ele mesmo comandou em 2009 e que subiu para a elite do futebol brasileiro. PC quer uma metamorfose.
Até gol de mãoPara se ter uma ideia da força do Ceará em 2009, o time superou até adversidades como a derrota (0 x 1) para o Paraná com o escandaloso gol de mão, de Wellington Silva, validado pelo árbitro. O Ceará subiu assim mesmo.
"Messi é o melhor do mundo. Mas na Era Dunga não levou vantagem: não fez gol, perdeu três jogos, ganhou um e empatou um".
Airton Fontenele
Pesquisador
EscaladaÉ longo o caminho a ser seguido pelo Ceará até alcançar o G-4, apesar da distância ser de apenas seis pontos do Vitória, último do G-4,que tem 10. O Joinville, próximo adversário do Ceará também tem 10 pontos, mas em quinto. Daí a importância do jogo de sábado.
Na terraO atacante Magno Alves está em Fortaleza. Ele cuida dos preparativos para o seu casamento, dia 23 próximo, com a jornalista Natália Varela. Há nos bastidores especulações sobre contatos dele com o Vozão. A própria Natália gostaria de vê-lo no Ceará Sporting Club.
Fechar a portaOutra questão que o alvinegro precisa corrigir diz respeito à vulnerabilidade da defesa. É a segunda mais vazada do certame. Sofreu 12 gols. Está na frente apenas da defesa do Guaratinguetá que sofreu 13 gols. Já é hora de fechar a porta. É um problema.
AplausosImpressionante o prestígio de Lívio Amaro, dirigente campeão cearense pelo América em 1966. Ele, com 86 anos de idade, foi ovacionado pelos mais de 100 convidados na festa de 75 anos do Riachuelo, clube ao qual Lívio deu também muito de si. Ele merece.
Recordando. 1979. Uma das formações do Ferroviário Atlético Clube. A partir da esquerda (em pé): Paulo Maciel, Marcos, Arimateia, Jodeci, Hélio e Manoel. Na mesma ordem (agachados): Wanderley, Paulinho, Aucélio, Cláudio e Babá. (Acervo de Elcias Ferreira). Detalhe: Cláudio fez um gol que foi eleito o mais bonito do "Fantástico". (Acervo de Elcias Ferreira).