Primeira vitóriaHoje, o Ceará precisa vencer. O Ceará tem de vencer. Se assim não for, imprevisível o que acontecerá no plano interno em Porangabuçu. Cabeças rolarão. Guilhotina pronta, certamente não por desejo da diretoria, mas pela irresistível pressão popular. E aí nem PC Gusmão escapará. É de praxe no futebol brasileiro. E digo mais: PC só está aí pelo nome e prestígio que tem. Se fosse outro treinador, com um minguado ponto em 12 disputados, já teria sido demitido há muito tempo. Por isso mesmo, a primeira vitória é aguardada como salvação para muita gente.
Reencontro. O atacante Washington está de volta ao PV hoje, mas agora com a camisa do ABC/RN. Seu melhor momento no Ceará foi quando eliminou o Flamengo na Copa do Brasil 2011 (ele fez dois gols, de cabeça). A zaga do Ceará deve ficar atenta ao jogo aéreo. Washington cabeceia muito bem.
IncógnitaCuriosidade geral sobre como se comportará a nova montagem feita por PC no Ceará. Ele retocou todos os setores. No entra e sai, o próprio PC parece não estar ainda convencido do que seja o melhor para a equipe. As próprias modificações deixam transparecer isso.
ReforçosAs carências do ABC são parecidas com as do Ceará. O técnico Márcio Goiano, nos treinos, mexeu em quatro posições. Ele pede a contratação de um meia e de um atacante. A derrota em casa, para o São Caetano, abalou o grupo.
"Entendo quando põem em primeiro plano um duelo entre a gente, mas já disse que o Messi é e continua sendo o melhor jogador do mundo".
Neymar
Atacante da Seleção Brasileira
Comparação
Se o goleiro do Ceará, Fernando Henrique, andou cometendo falhas gritantes, o goleiro Andrey, do ABC, papou um peru na derrota para o São Caetano (0 x 1). Foi Andrey quem desviou a bola para as redes no gol de Samuel. Incrível. O "Frasqueirão" tremeu.
Campanha
O campanha do ABC é regular: 1 x 1 com o Ipatinga em Minas, 0 x 0 com o Joinville em Natal, ganhou do Barueri (0 x 3) em São Paulo e perdeu para o São Caetano (0 x 1) em Natal. Não tem estrela na equipe. É um time que não tem ainda a confiança da torcida.
VácuoMais um fim de semana sem jogos das Série C e D do Campeonato Brasileiro. E tome prejuízo para Fortaleza, Guarany/S e Icasa. Até quando perdurará essa incúria da CBF? Se essas séries não tiverem início já, haverá respingos nas séries principais. Podem esperar...
SelecionadasDo pesquisador Airton Fontenele, especialista em Seleção Brasileira: "A maior preocupação do Brasil é a contusão do capitão Thiago Silva. Sem contar com David Luiz, a zaga dispõe dos inexperientes e jovens Bruno Uvini e Juan para segurar o time de Messi".
Recordando. 1969. Fortaleza Esporte Clube. Pedro Basílio, Cícero, Melo, Pedro Roberto, João Cunha e Hélio. Na mesma ordem (agachados): ? , Beto, Vanor Cruz, Josias e Fontoura. Detalhes: Pedro Basílio morreu em novembro de 2007. Cícero é professor de Educação Física. Vanor, médico, proprietário da Uniclinic. (Acervo de Elcias Ferreira).