Time ainda confusoQue padrão tem o time do Ceará? A rigor, ainda há indefinições. O técnico PC Gusmão há quebrado a cabeça. Está evidenciada a falta de um modelo combativo na intermediária, onde os adversários estão trafegando com facilidade. Fala-se muito da vulnerabilidade da defesa, mas isso tem tudo a ver com a carência de pegada forte, antes característica principal do modelo seguido por PC. A correção desse defeito requer rapidez por parte da comissão técnica. O risco de novos problemas existe, mormente se continuar o quadro confuso que se estabeleceu na equipe.
Segurança. Diante da indecisão permanente na defesa do Ceará, pergunto: por que o ótimo Erivelton não está indo sequer no banco? Ele formou ao lado de Fabrício uma das mais seguras zagas alvinegras dos últimos tempos. Mote para reflexão.
No ataqueNo início do jogo do Ceará com o Goiás, o atacante Lima me pareceu meio perdido. Mas quando o time alvinegro esboçou reação, ele se situou melhor e participou de lances conclusivos. Mas ainda não dá para uma avaliação definitiva sobre Lima. Prefiro aguardar.
Segundo tempoRestou provado nas duas derrotas e um empate do Ceará que, no segundo tempo, quando o time assume postura mais ofensiva, consegue melhores resultados na produção. Cabe ao técnico PC buscar o equilíbrio que está faltando.
"A gente luta, tem vontade, tem volume de jogo, mas o erros iniciais na defesa e os de finalização precisam ser corrigidos".
Régis
Volante do Ceará
É geral
A demora na largada da Série C nacional, além dos prejuízos financeiros, há provocado inquietações internas. Fortaleza, Icasa e Guarany/S, do mesmo grupo, sofrem com a quebra da programação que seria cumprida. Improvisar calendário é panaceia.
AdversáriosEm virtude do adiamento da Série C, até a definição de amistosos se torna difícil para os três cearenses. Se escolhem um adversário fraco, poderão comprometer a avaliação; se adversário forte, um tropeço poderá comprometer a confiança de todos para a estreia.
ReferênciaNo papo com o Júlio Sales, ele me disse que, se o meia Doda jogar tudo o que sabe, a meia-cancha tricolor estará recebendo um jogador de qualidades excepcionais. Julinho se mostrou entusiasmado e espera que em campo Doda confirme o que ele, Júlio, diz.
ReforçosO Guarany de Sobral segue contratando reforços. Erilson Maciel (ex-Crateús) e Léo Andrade (ex-Fortaleza, Bangu, Avaí, Juventude/RS) já estão no Bugre. Os Torquato, apesar das dificuldades financeiras, sempre conseguem montar boas equipes.
Recordando. Década de 1970. Fortaleza. A partir da esquerda (em pé, só os jogadores): Dida, Cícero, Otávio Souto, Renato Cogo, Mourão e Paulo Maurício. Na mesma ordem (agachados): Haroldo, Lucinho, Geraldino Saravá, Chinesinho e Dario. Não sei onde foi realizado o jogo. Observem que o alambrado era uma cerca de madeira.