Matéria-1143152

Empate como consolo

O Ceará, não faz tanto tempo assim, tinha marcação quase intransponível. Agora, em três jogos, antes dos 20 minutos, o alvinegro tomou dois gols em cada. Ontem de novo: Ramon e Iarley, Goiás 2 a 0. Só depois o alvinegro saiu da letargia. Aí foi para o jogo, visando a tirar a diferença. Poderia tê-lo feito ainda no primeiro tempo: Tolói marcou contra (Ceará 2 x 1) e Lima desperdiçou duas grandes chances. Fase final, pressão total do Ceará. Entraram Reina e Misael. Régis empatou. Rogerinho, Tinga e Paulo Sérgio perderam os melhores momentos para a virada. Empate foi consolo. Se o Ceará não fechar a avenida, terá problemas graves. Sair sempre no prejuízo não dá.

Série A

No grupo dos times cearenses na Série C, três já participaram da Série A: Santa Cruz/PE (o que mais tempo passou), Fortaleza e Paysandu. Talvez essa referência leve os analistas à conclusão de que os três são os mais preparados para alcançar as vagas da B 2013. Faz sentido, mas tal posição deve ser examinada com cuidado.

Critérios

Santa, Paysandu e Fortaleza, talvez por se sentirem superiores, não se prepararam devidamente para voltar à elite logo no ano seguinte ao rebaixamento. E foram caindo. Este ano, parece, acordaram e investiram com critério. Os fracassos em 2010 e 2011 serviram de lição. Agora o favoritismo não repousa só nos nomes e na tradição.

Todos os tempos

O jovem engenheiro, Pedro Mapurunga, faz um trabalho junto aos cronistas e aos desportistas de uma forma geral, pedindo para cada um escalar o Ceará de todos os tempos. Tarefa difícil para filtrar apenas 11 jogadores após ver em ação o Ceará durante longos 55 anos, dos 65 anos de minha vida. Alguns nomes são unanimidade ou quase: William, Alexandre, Carneiro, Gildo e Sérgio Alves. Para uma geração mais antiga, certamente Hermenegildo e Mitotônio serão presença certa. Mas esses eu não vi jogar. Lamento.

Destaque

Cleo é um dos nomes de quem mais a torcida do Fortaleza espera nesta Série C nacional. Num papo com o narrador Júlio Sales, na TV Diário, ouvi do Julinho a afirmação de que há muito ele sabia do talento de Cleo. Houve até demora do Fortaleza em trazê-lo, pois as referências eram positivas. Resta a Cleo brilhar no certame que vem.

Selecionadas

Hoje, Brasil x EUA em Washington. De 1930 a 2010, 16 jogos entre as seleções principais (15 vitórias do Brasil; uma dos Estados Unidos). De certa época para cá, houve equilíbrio em muitos jogos. No primeiro da "Era Mano", em 2010, deu Brasil 2 a 0 (aí só dois titulares da atual jogaram, Thiago Silva e Neymar). Dados de Airton Fontenele.

"Embora não dê para concluir o estádio, eu o entregarei com capacidade para três mil torcedores. O Maracanã jogará em casa o Campeonato Cearense 2012".
Roberto Pessoa
Prefeito de Maracanaú

Recordando. 1978. Icasa. A partir da esquerda (em pé): Val, Nonato Aires, Dão, Catolé, Magno e Douglas. Na mesma ordem (agachados): Zé Raimundo, Bodó (irmão do famoso Geraldino Saravá), Agenor, Dote e Zé Grande. Detalhe: Catolé e Agenor são irmãos do ídolo Pacoti, do Ferroviário). Acervo do Val.