Matéria-1142939

Haja pressão!

Perder, nem pensar; empatar, nem pensar. Assim o Ceará enfrenta hoje o Goiás. Concordo com o que PC Norões escreveu na coluna, domingo passado: "O jogo de terça é daqueles para definir o rumo do Ceará no Brasileiro. O Goiás é um dos três "ricos" da Série B, com cota de TV na faixa dos R$ 30 milhões. O elenco, no entanto, é aparentemente modesto, levando-se em conta a disponibilidade financeira. Estrela, mesmo, só Iarley. Outros conhecidos nossos: Peter, ex-Fortaleza, além dos ex-alvinegros Egídio e Thiago Humberto". Dá para o Ceará encarar, mas terá de jogar dois tempos.

Sucesso. O jovem narrador Antero Neto, convocado pelo Sportv, passará 40 dias no Rio, onde participará e também deverá comandar programas tipo o Troca de Passes. A meteórica subida de Antero é resultado natural de seu talento e elevado profissionalismo. Parabéns.

Rumo

O Ceará mostra-se confuso. A rigor, apenas Rogerinho assimilou o que tem de fazer. Os demais dão a impressão de que estão tateando, em busca da automação desejada. Para quem vem de um bi estadual, deveria estar melhor ajustado.

Espera

O meia Geraldo, do Fortaleza, tem razão: não existe situação mais chata do que esperar. Isso é válido para fila de banco, de ônibus, atendimento em hospital ou em tudo na vida. É mesmo um porre ficar treinando à espera do início da Série C.

"Em qualquer time de futebol, do número um ao número 11, o talento tem lugar. Jamais pode ficar fora do time titular".
Júlio Sales
Brilhante narrador da Rádio Globo

Segunda etapa

Maracanã (campeão) e São Benedito (vice) subiram para a elite cearense. Agora, terão de ter estádios à altura. O prefeito Roberto Pessoa garantiu no programa do Belmino (TV Diário) que, antes do fim de sua gestão, Maracanaú terá estádio para três mil torcedores.

Artilharia

Na Série B, destaque para o atacante Isaac, ex-Icasa e Horizonte. Os principais artilheiros são: com três gols, Lucca, do Criciúma; com 2 gols, Isaac e Lúcio Curió, do América/RN; Lúcio Maranhão, do Asa; Marlon e Zé Carlos, do Criciúma; e Fran, do Guaratinguetá.

Sem vencer

O Guarani/SP está sem vencer na Série B (empates com Paraná,1 x 1, e Boa, 0 x 0). Por isso, começou a contratar reforços. O primeiro: lateral-esquerdo Gabriel, de 23 anos, que tem vínculo com o Corinthians. O Ceará, que perdeu as duas, deve ficar atento.

Crédito

Fernando Henrique, que não experimenta boa fase, tem crédito. Suas defesas monumentais não podem ser esquecidas.

Apenas, numa autocrítica, Fernando deve se cobrar mais. Há quem diga que lhe falta uma sombra. Não creio que seja isso.

Recordando. Conferindo os dados enviados pelo colecionador Elcias Ferreira, fiquei com algumas dúvidas sobre esse time do Fortaleza. Segundo consta, a foto é de 1975. A partir da esquerda (em pé): o técnico Veras, Neuzindo, Jorge Santos, Salvador, Dida, Jair e Renato Cogo. Na mesma ordem (agachados): Guaru, Danilo, Zé Raimundo, Lucinho e Dário. Minhas dívidas: Guaru e Zé Raimundo. Quem me confirma?